O
sistema de acionamento indireto de válvulas por alavanca
roletada e o acelerador eletrônico são as principais
novidades do motor do Gol 1,0 16V para 2002. Não se
tratam de inovações: o primeiro já equipava motores
Renault e Ford, o segundo propulsores Renault e Fiat -- e
ambos constavam do Golf 1,6 já há alguns meses. Novos
mesmos, para o segmento 1,0, são alguns recursos que a VW aproveitou para
implementar.
O conceito do RSH (Rollenshlepphebel, ou
acionamento de válvulas roletado em alemão) é
conhecido pelos leitores (saiba
mais), pelo que
nosso foco estará no EGAS (Eletronisch Gaspedal,
pedal de acelerador eletrônico, no mesmo idioma). O
sistema não só eliminou o cabo de aço de comando, como
alguns concorrentes já fizeram: a VW adotou o que
denomina "filosofia torque de gerenciamento".
Quando o pedal é acionado, gera uma tensão, mas que
não será transformada diretamente em ângulo de
borboleta, como nos aceleradores eletrônicos comuns. A
tensão elétrica é interpretada pelo módulo
eletrônico de controle (ECM) como o torque final que o
motorista pediu e que motor deve fornecer. Os cálculos
da quantidade de combustível injetada e do avanço de
ignição deixam de ser apenas conseqüência da massa de
ar imposta ao motor pelo motorista ao pressionar o
acelerador.
Com o EGAS, o módulo de controle calcula a quantidade de
ar (abertura da borboleta), a vazão de combustível e o
avanço de ignição, entre outros parâmetros,
necessários para atender à solicitação do motorista.
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Ilustração do comando de
válvulas com os roletes no acionamento: não é
inovação, mas trouxe bons resultados
Ganha-se em dirigibilidade
e consumo com menos emissões poluentes. Quando o
ar-condicionado é ligado, por exemplo, no sistema
convencional o motor perde força e, para manter a mesma
velocidade, o motorista precisa pressionar mais o
acelerador. Com a "filosofia torque", a ECU
providencia, sem nenhuma interferência do motorista, uma
abertura adicional da borboleta e faz o rearranjo dos
outros parâmetros do motor.
O mesmo ocorre com o alternador quando há aumento de
geração de energia elétrica: ele envia um sinal de
carga à ECM e esta providencia o ajuste da posição da
borboleta para que o motor compense a maior carga
resistiva.
Do mesmo modo, não se precisa pisar mais fundo no
acelerador para conseguir a mesma velocidade em maiores
altitudes. A posição de pedal é a mesma ao nível do
mar ou em altitude, pois o módulo de comando
encarrega-se de abrir a borboleta e ajustar os outros
parâmetros, de forma que o motor entregue o mesmo torque
-- desde que o motorista mantenha a mesma posição do
pedal. Continua
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