A moldura interna dos faróis, espelhada, nele vem em grafite e as luzes de direção traseiras são incolores, apenas com lâmpadas âmbar. As rodas, como no GLS 16V, têm aro 15 e calçam pneus 195/60, mas seu desenho é exclusivo. Há ponteira de escapamento polida e, pela primeira vez no modelo, maçanetas, frisos laterais, soleira das portas e moldura da placa vêm pintados na cor da carroceria. |
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Dois
dos mais bonitos hatches do mercado tornam-se ainda mais
interessantes com o Não é preciso gostar muito de hatches esportivos para apreciar o resultado obtido em ambos -- sutil no Brava, chamativo no Astra, mas de muito bom gosto nos dois. O GM, todo em branco, quase provocou torcicolos nos jovens durante o período de avaliação, mas o Fiat agradou a todos que opinaram. Sem dúvida, uma bonita competição. |
O encanto do HGT se desfaz quando se abre a porta: embora aconchegante e bem resolvido, o interior é sóbrio demais para uma versão esportiva. Apenas o revestimento dos bancos, o mesmo do Marea Turbo, quebra um pouco a monotonia do painel e volante, idênticos aos da versão ELX (que adota o volante de quatro raios do Marea para 2001). |
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Apenas o revestimento diferencia o interior do HGT. Painel e volante, discretos e iguais aos do ELX, poderiam ser os mesmos do Marea Turbo |
O Astra sempre mereceu
nossa crítica, tanto pelo interior monocromático e
escuro quanto pelo desenho e acabamento dos painéis de
portas, com puxadores que lembram modelos dos anos 80.
Ainda não foi desta vez que as portas evoluíram, mas a
aparência interna está bem mais alegre no Sport, por
conta de revestimento mesclado, instrumentos de fundo
branco e uma aplicação em cinza no console central de
muito bom gosto -- talvez por não tentar, com maus
resultados, imitar alumínio --, que bem poderia ser
estendida às outras versões. Mas o que agrada os olhos nem sempre é o melhor. O tecido mais áspero adotado pela GM, similar em textura ao da versão GL, fica muito atrás do aveludado da Fiat. O fundo branco do painel, cuja estética nem todos apreciam, não escurece à noite como no Palio 16V, Marea Turbo, Chrysler Neon e outros: permanece branco e iluminado pela frente, o que resulta em luz amarelada e aparência pobre -- trata-se do mesmo sistema introduzido no Corsa Wind e agora no Celta. O contraponto é a leitura adequada ao entardecer, por exemplo, mesmo com os faróis acesos, situação crítica para alguns modelos com o fundo claro. |
Interior do Astra recebe críticas pelo desenho, mas o Sport foi feliz na seção central em cinza. Instrumentos de fundo branco ficariam mais bonitos se escurecessem à noite | ![]() |
O Brava só existe com
cinco portas e o Astra hatch, no Brasil, apenas
com três -- nossa opinião é de que o cinco-portas
europeu cairia bem melhor aqui que o sedã, pois existe o
Vectra logo no segmento superior. Embora haja críticos
de versões esportivas com as portas a mais, hoje é mais
comum o interessado desistir de um modelo pela falta
delas do que por sua presença obrigatória. E com toda a razão: além do acesso mais prático à traseira (embora no Brava haja certo risco de se bater a cabeça ao entrar, por conta do teto baixo), evitam-se as portas dianteiras grandes e pesadas do GM. Os assentos dianteiros correm para a frente, de modo a melhorar o acesso à traseira, e possuem memória mecânica para o retorno à posição original. Só que para a ativação da memória é preciso retornar o banco com o encosto ainda basculado, o que exige hábito. Se o usuário não souber ou não se lembrar disso, o ocupante tem de entrar num espaço apertadíssimo e reajustar o assento, ou fazê-lo mal antes de entrar e acertar a posição depois. Um estorvo injustificável. |
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Porta-malas
de mesma capacidade, mas estepe com roda de alumínio
apenas A posição de dirigir do
Astra é das melhores da produção nacional, para o que
concorrem os ajustes de altura e de profundidade do
volante (este ausente do Brava). O Fiat não agrada a
todos, parecendo não se adequar a uma posição mais
baixa do banco, habitual em esportivos. Mas só ele
oferece ajuste do apoio lombar do encosto, que no GM é
intenso e pode cansar em longos percursos. |
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