Só o Brava dispõe de ar-condicionado com controle automático de temperatura, retrovisor interno fotocrômico e repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, enquanto o Astra tem contraponto no teto solar de comando elétrico e no estepe igual às demais rodas, inclusive de alumínio (o que não ocorre nem no Vectra CD). O HGT tem estepe com roda de aço e até pneu diferente -- 185/65 R 14, como nas outras versões --, o que implica uso apenas em emergência. |
Ajuste do apoio lombar é exclusivo do Brava, cuja posição de dirigir fica algo prejudicada quando se abaixa o banco; revestimento aveludado transmite qualidade | ![]() |
Merecem correção no
Fiat os comandos de reclinação dos bancos, muito duros
e junto às colunas, e o lavador de pára-brisa, que
deveria ligar o limpador em seguida. Já o Astra Sport
denota redução de custos em diversos itens eliminados:
luzes de cortesia, cinzeiro e alças de teto (esta uma
falta imperdoável) na traseira, iluminação no porta-luvas,
revestimento fonoabsorvente sob o capô, buzina dupla (a
que restou deprecia o carro). Confira
muitos outros detalhes de conforto e conveniência dos
dois modelos. Espaçosos na frente, ambos são apenas regulares atrás, com vantagem do Astra em acomodação para as pernas (mérito do entreeixos bem mais longo) e para o Brava em largura (é mais largo também por fora). Só o Sport oferece encosto de braço central, com acesso ao porta-malas. Estranho nele é o assento inteiriço, que limita a utilização do encosto bipartido. |
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Acabamento dos bancos e sua memória de posição poderiam ser melhorados no Astra, mas a posição de dirigir é excelente em função do ajuste do volante em altura e profundidade |
O HGT possui três
encostos de cabeça, que podem ser embutidos para não
prejudicar a visibilidade traseira como fazem os dois do
GM. Visão para trás, aliás, é um ponto crítico em
todo hatch e estes não são exceção. Mas vale
ressaltar que o spoiler do Brava e o aerofólio do Astra
(a diferença de denominação refere-se à passagem de
ar por apenas uma face da peça, no primeiro caso, e por
ambas as faces, no segundo) não a pioram de modo
significativo. O porta-malas de ambos tem mesma capacidade declarada, 370 litros, e estepe interno, sob o assoalho. O Brava recebe um enchimento em torno do pneu, indicando que no projeto original foi previsto estepe bem estreito, incomum no Brasil. Continua |
Astra | Brava |
Acionamento elétrico vidros D / T | S/ND | S/O |
Ajuste de altura dos bancos E / D | S/ND | O/ND |
Ajuste de apoio lombar E / D | ND | O/ND |
Ajuste do volante em altura / profundidade | S/S | S/ND |
Ajuste elétrico retrovisores E / D | S | S |
Alarme / ultrassom / controle a distância | S/S/S | O/O/O |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado / controle automático | O/ND | S/S |
Bancos / volante em couro | ND | ND |
Bolsa inflável E / D / laterais | O/O/ND (1) | O/O/O |
Câmbio automático | ND | ND |
Comando interno do porta-malas | ND | S |
Computador de bordo | ND | ND |
Conta-giros | S | S |
Controle automático de velocidade | ND | ND |
Controle de tração | ND | ND |
Direção assistida | S | S |
Faróis de neblina | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | O (2) | O |
Imobilizador de motor | S | S |
Limpador/lavador traseiro | S | S |
Luzes de leitura D / T | S/ND | S/S |
Luz traseira de neblina | S | S |
Rádio/toca-fitas | O | ND |
Rádio/toca-CD | O | S |
Relógio | S | S |
Repetidoras laterais de direção | ND | S |
Rodas de alumínio | S | S |
Terceira luz de freio | S | S |
Teto solar / comando elétrico | O/O | ND |
Travamento central | S | S |
Vidros verdes | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro |
(1) Incluem cinto central
traseiro de três pontos (2) Incluem freios traseiros a disco |
Outros opcionais |
Astra: direção eletroidráulica (em opção à assistida hidráulica de série) |
Brava: banco traseiro bipartido |
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