Os itens mais importantes no uso prático constam do texto principal. Neste quadro, pretendem-se enfocar detalhes que fazem a diferença de um bom automóvel, facilitando a vida do motorista e passageiros. |
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A conveniência das cinco portas nem sempre é exigida em esportivos, mas suas vantagens aparecem mesmo aos ocupantes dos bancos dianteiros |
Abertura
do capô: mais fácil e limpa no Astra, que
ejeta uma lingüeta pela grade (como em modelos Audi,
Mercedes, etc.), dispensando a procura da trava. Já o
comando de abertura no interior do carro poderia ser mais
evidente no Brava, que arrisca até uma confusão com o
ajuste do volante. Abertura interna da portinhola de abastecimento: apenas no GM. Bolsas porta-revistas nos encostos dianteiros: apenas no Fiat. Cintos dianteiros: os puxadores de rebatimento dos bancos do Astra são grandes de modo que os cintos repousem neles quando desatados, o que evita buscá-los lá atrás, nas colunas. Elementos de fixação das rodas: o Sport adota quatro parafusos, como o Brava, o que é exclusivo hoje entre as rodas de 15 pol da GM. Só as do antigo Vectra GSi eram assim -- e são procuradas até hoje pelos que desejam rodas originais de maior diâmetro para Corsa, Kadett, etc. Espelho no pára-sol: a Fiat introduziu o do(a) motorista na linha 2001, ainda ausente do Astra. Os dois têm o do passageiro. Extintor de incêndio: mal localizado em ambos, sob o assento do passageiro. Interruptor de travamento das portas: é mesmo indispensável no GM, pois os pinos de trava ficam muito atrás e as portas não abrem se |
travadas.
Ausente do Fiat, mas nele elas podem ser abertas mesmo
com o pino abaixado. Itens de manutenção: tampas coloridas em ambos facilitam a identificação. Janelas: abaixam-se alguns centímetros no Sport, uma por vez, quando se abre uma das portas para alívio da pressão interna ao fechá-las. Lentes dos faróis: em policarbonato no Astra, mais leves e seguras em caso de acidentes (não deixam cacos de vidro no local). Luz de aviso de baixo nível de combustível: um bom detalhe presente em ambos. Porta-latas: moldados nas bolsas das portas do Astra. Porta-moedas: só no Brava. Porta-objetos: espaço pouco maior no HGT. Retrovisor esquerdo: também convexo no Brava, embora os do Astra sejam enormes para compensar a lente plana adotada desse lado. Segurança do sistema de áudio: painel removível e código secreto no GM, formato exclusivo no Fiat. Temporizador do limpador de pára-brisa: sem ajuste nos dois, embora equipe o Marea e existisse no antecessor do Astra, o Kadett. |
Portas grandes e pesadas tornam injustificada a opção da GM pelo Astra de três e quatro portas: deveria haver o hatch de cinco, como na Europa | ![]() |
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