Espaço: eis um ponto decisivo para muitos. Extraídas as medidas internas, com os bancos em posição normal para cinco passageiros, a Scénic venceu em largura na frente e atrás (por 4 cm), havendo empate no espaço médio para pernas entre os bancos dianteiros e traseiros. Vantagem para a Meriva na altura livre total da cabine (mais 7 cm na região dos pés dos passageiros de trás) e na altura entre os bancos e o teto (mais 3 cm na frente e 5 cm atrás), além de ter bancos traseiros 4 cm mais longos, que apóiam melhor as coxas. |
O FlexSpace
da GM permite que os bancos traseiros laterais sejam aproximados entre
si Naturalmente, as acomodações podem mudar bastante com a variação da posição dos bancos e do número de lugares, típica de minivans. Na Scénic é possível ajustar os três assentos traseiros
longitudinalmente, os dois laterais em inclinação do encosto, removê-los todos ou fazer do central uma mesinha. O banco do meio, contudo, tem pouca largura e uma conformação que causa desconforto a passageiros que não sejam magros. |
Bons
detalhes da Meriva: porta-objetos e uma saída de energia no
porta-malas e a E quanto à capacidade de bagagem? Quem trocar uma perua pequena, como Parati (437 litros) e Palio Weekend (460
l), por uma destas minivans vai ter a insatisfação de perceber que o espaço diminuiu. Com cinco lugares em uso, a Scénic leva 410
l e a Meriva 365 l (segundo recente revisão
de informação pela GM). Substituir uma perua já modesta nesse aspecto -- a Corsa Wagon, que comportava 401
l -- por uma minivan ainda menos espaçosa pode constituir problema para a GM, o que só o tempo dirá. |
O porta-malas
da Meriva decepciona em capacidade: apenas 365 litros com o banco
traseiro em posição recuada, e não muito mais com ele avançado.
Mas traz a boa solução do porta-objetos sob o assoalho (acima), sob
o qual fica o estepe |
Mecânica, comportamento e
segurança Tecnologia mais moderna ou maior cilindrada? Esta é a escolha entre as minivans e, curiosamente, a mais recente tem o motor
menos evoluído. O 1,8-litro de oito válvulas da Meriva é uma majoração do conhecido 1,6 do Corsa, em que o curso dos pistões bem longo trouxe ganho importante em torque. Na Scénic vem um 1,6-litro de 16 válvulas, com o moderno recurso do
acionamento de válvulas por alavanca
roletada. Continua |
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