Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Visto de seu novo ângulo, o Polo lembra modelos VW (como o Passat até 1996) e também de outras marcas, com inegável semelhança das lanternas com as do Toyota Corolla antigo. A marca deve ter-se inspirado mais no Phaeton que no atual Passat e no Bora, que seriam as bases naturais para este sedã, e acabou deixando-o parecido com modelos já descontinuados... mas o resultado até agrada. A frente, por sua vez, tem desenho de forte personalidade com os quatro faróis ovalados.

Clique para ampliar a imagem No Corsa, um interior simples mas funcional. Os instrumentos de fundo branco têm seus adeptos e o sistema de áudio possui mostrador separado

A traseira do Corsa também revela inspiração nos sedãs da Opel alemã, como o novo Vectra -- e consegue um raro equilíbrio com isso. O desenho é mais moderno que o do Polo, mesmo sem recorrer a um porta-malas tão alto, e a opção por três janelas laterais o deixa leve e harmonioso, sem as colunas traseiras espessas do VW. A frente mostra sua identidade com a linha GM, sendo também um projeto brasileiro, ao contrário da do Polo. E seu coeficiente aerodinâmico (Cx) é melhor, 0,306 contra 0,315.

Conforto e conveniência   Quando os novos carros pequenos foram lançados, muitos endossaram o rótulo de "compactos premium" atribuídos pelos fabricantes -- não o BCWS, porém. A razão é clara ao analisá-los por dentro: da qualidade dos plásticos ao requinte no acabamento, são modelos tão simples quanto outros do segmento. Mas o Polo leva certa vantagem.

Painel e volante têm desenho original no Polo, que oferece mais itens de conveniência e o requinte dos bancos revestidos em couro
Clique para ampliar a imagem

Dotado de revestimento dos bancos em couro, opcional, seu interior fica mais luxuoso que o do Corsa, em que o tecido simples passa a impressão de carro barato. Há itens de conveniência exclusivos no VW, como ar-condicionado com controle automático de temperatura, computador de bordo, espelhos iluminados em ambos os pára-sóis e mola a gás para manter aberto o capô. Mas o Sedan não mais traz as luzes de cortesia nas portas dianteiras, substituídas por meros refletores. Começou (cedo) a simplificação...

Também impressiona melhor no Polo o painel, com iluminação em azul e vermelho, embora não contribua para a leitura. O do Corsa tem fundo claro e uma luz amarelada nada atraente -- a GM nunca vai aprender a iluminar painéis com elegância? Em informações são similares, a não ser pelo computador de bordo do VW. Este tem também volante de quatro raios, mais funcional que o de três, e ajuste da coluna de direção em altura e profundidade, ausentes do Corsa e importantes para encontrar a melhor posição de dirigir.

O VW tem até trava para o rebatimento do banco traseiro, mas deixou
de trazer luzes de cortesia nas portas: em seu lugar, apenas um refletor

Os bancos são relativamente confortáveis (os do Polo ficam devendo apoio para as coxas) e o do motorista possui ajuste de altura, de uso bem mais fácil no VW. A GM criou um sistema nada conveniente em que o próprio peso do ocupante permite a regulagem, liberada por uma alavanca. Mas o banco traseiro do Corsa é mais confortável e espaçoso para pernas e cabeças: no Polo o assento é estranhamente inclinado para trás, parecendo uma improvisação para que o teto mais baixo que o do hatch não limite tanto a altura. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados