Best Cars Web Site
Comparativo Completo

O espaço interno é adequado para quatro adultos e uma criança em todos eles, enquanto os enormes porta-malas do Clio (510 l) e Siena (500 l) acomodam com facilidade a bagagem dessa família. O do Corsa é bem menor, 390 l. No Renault há uma cavidade moldada no assoalho, atrás do estepe, este colocado internamente nos três carros. Uma estrutura metálica junto ao banco traseiro do Clio, porém, dificulta o acesso à carga pelo rebatimento desse encosto, possibilidade comum aos outros dois.

Uma cavidade atrás do estepe pode acomodar pequenos volumes no Renault, mas a estrutura junto ao banco traseiro dificulta o acesso à carga pelo interior do carro
Mecânica, comportamento e segurança

Tendo lançado há pouco seus motores 1,0 16V, a Fiat e a Renault puderam empregar recursos que não se usavam no Brasil em 1999, quando a GM lançou o seu. Ambos substituem o cabo do acelerador por um sistema eletrônico (saiba mais) e o Clio usa alavancas de acionamento de válvulas roletadas (leia como funciona), este um recurso que favorece desempenho e consumo. O motor Renault, porém, tem apenas um eixo-comando de válvulas.

Empatam em potência, 70 cv, e quase em torque, na faixa de 9,5 m.kgf, enquanto o Corsa fica pouco atrás com 68 cv e 9,2 m.kgf. A velocidade máxima declarada é a mesma nos três -- 160 km/h -- e a Fiat promete a melhor aceleração de 0 a 100 km/h, em 14,9 s, seguida de perto pela Renault, com 15 s; a GM anuncia 15,7 s.

Primeiro do grupo a ser lançado, o Corsa 16V não traz recursos mecânicos atuais como os outros dois, mas seu desempenho é correto Clique para ampliar a imagem

Os números não evidenciam, mas dirigindo o Clio nota-se a falta de força em baixas rotações, em oposição ao mais saudável Siena -- mesmo sendo este 100 kg mais pesado que o Renault. O Fiat também agrada pelo nível de ruído muito baixo, lembrando modelos de segmento superior. Quanto ao consumo, o Clio anuncia números bem melhores em estrada e pouco superiores em cidade aos do Siena, com o Corsa em última posição (veja os números). Continua

Equipamentos de série e opcionais
  Corsa Siena Clio
Acionamento elétrico vidros D / T O/O S/ND S/ND
Ajuste de altura dos bancos E / D O/ND ND ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND ND ND
Ajuste do volante em altura / profundidade ND S/ND S/ND
Ajuste elétrico retrovisores E / D O ND S
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/O/ND O/ND/O ND
Aquecimento O O S
Ar-condicionado / controle automático O/ND O/ND S/ND
Bancos / volante em couro ND ND ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND O/O/ND S/S/ND
Câmbio automático ND ND ND
Comando interno do porta-malas ND S ND
Computador de bordo ND ND ND
Conta-giros S S S
Controle automático de velocidade ND ND ND
Controle de tração ND ND ND
Direção assistida O S S
Faróis de neblina ND O S
Freios antitravamento (ABS) ND O ND
Imobilizador de motor S S S
Limpador/lavador traseiro NA NA NA
Luzes de leitura D / T ND ND ND
Luz traseira de neblina ND ND S
Rádio/toca-fitas O ND ND
Rádio/toca-CD O O S
Relógio O S S
Repetidoras laterais de direção ND ND S
Rodas de alumínio O O S
Terceira luz de freio S O S
Teto solar / comando elétrico ND ND ND
Travamento central O S S
Vidros verdes S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E/D = esquerdo / direito; D/T = dianteiro / traseiro
Outros opcionais: Siena, banco traseiro bipartido, ajuste elétrico dos faróis, disqueteira para 5 discos no console.
 

Avaliações - Página principal - e-mail

Tratamento de imagens: André P. Peretti

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados