O espaço interno é adequado para quatro adultos e uma criança em todos eles, enquanto os enormes porta-malas do Clio (510 l) e Siena (500 l) acomodam com facilidade a bagagem dessa família. O do Corsa é bem menor, 390 l. No Renault há uma cavidade moldada no assoalho, atrás do estepe, este colocado internamente nos três carros. Uma estrutura metálica junto ao banco traseiro do Clio, porém, dificulta o acesso à carga pelo rebatimento desse encosto, possibilidade comum aos outros dois. |
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Uma cavidade atrás do estepe pode acomodar pequenos volumes no Renault, mas a estrutura junto ao banco traseiro dificulta o acesso à carga pelo interior do carro |
Tendo lançado há pouco seus motores 1,0 16V, a Fiat e a Renault puderam empregar recursos que não se usavam no Brasil em 1999, quando a GM lançou o seu. Ambos substituem o cabo do acelerador por um sistema eletrônico
(saiba mais) e o Clio usa alavancas de acionamento de válvulas roletadas
(leia como funciona), este um recurso que favorece desempenho e consumo.
O motor Renault, porém, tem apenas um eixo-comando de válvulas. |
Primeiro do grupo a ser lançado, o Corsa 16V não traz recursos mecânicos atuais como os outros dois, mas seu desempenho é correto | ![]() |
Os números não evidenciam, mas dirigindo o Clio nota-se a falta de força em baixas rotações, em oposição ao mais saudável
Siena -- mesmo sendo este 100 kg mais pesado que o Renault. O Fiat
também agrada pelo nível de ruído muito baixo, lembrando modelos de
segmento superior. Quanto ao consumo, o Clio anuncia
números bem melhores em estrada e pouco superiores em cidade aos do
Siena, com o Corsa em última posição (veja
os números). Continua
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Corsa | Siena | Clio |
Acionamento elétrico vidros D / T | O/O | S/ND | S/ND |
Ajuste de altura dos bancos E / D | O/ND | ND | ND |
Ajuste de apoio lombar E / D | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura / profundidade | ND | S/ND | S/ND |
Ajuste elétrico retrovisores E / D | O | ND | S |
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância | O/O/ND | O/ND/O | ND |
Aquecimento | O | O | S |
Ar-condicionado / controle automático | O/ND | O/ND | S/ND |
Bancos / volante em couro | ND | ND | ND |
Bolsa inflável E / D / laterais | O/O/ND | O/O/ND | S/S/ND |
Câmbio automático | ND | ND | ND |
Comando interno do porta-malas | ND | S | ND |
Computador de bordo | ND | ND | ND |
Conta-giros | S | S | S |
Controle automático de velocidade | ND | ND | ND |
Controle de tração | ND | ND | ND |
Direção assistida | O | S | S |
Faróis de neblina | ND | O | S |
Freios antitravamento (ABS) | ND | O | ND |
Imobilizador de motor | S | S | S |
Limpador/lavador traseiro | NA | NA | NA |
Luzes de leitura D / T | ND | ND | ND |
Luz traseira de neblina | ND | ND | S |
Rádio/toca-fitas | O | ND | ND |
Rádio/toca-CD | O | O | S |
Relógio | O | S | S |
Repetidoras laterais de direção | ND | ND | S |
Rodas de alumínio | O | O | S |
Terceira luz de freio | S | O | S |
Teto solar / comando elétrico | ND | ND | ND |
Travamento central | O | S | S |
Vidros verdes | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E/D = esquerdo / direito; D/T = dianteiro / traseiro |
Outros opcionais: Siena, banco traseiro bipartido, ajuste elétrico dos faróis, disqueteira para 5 discos no console. |
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Tratamento de imagens: André P. Peretti
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