Também por dentro são similares aos carros de que se originam, partilhando painel, bancos e acabamento geral. O Strada tem as importantes vantagens da cabine estendida, como amplo espaço para objetos no interior, boa reclinação dos bancos e proteção contra o sol que entra pelo vidro traseiro. Há até um teto solar, basculante (comando manual) e removível, que pode ser montado junto ao vidro para o transporte. Não possui persiana interna, mas a pintura serigrafada reduz bastante a transmissão de calor. |
Painel mais atual no Strada, que traz o importante ajuste elétrico de altura do facho dos faróis e volante regulável |
O acabamento é apenas
razoável, mas com revestimento de bancos superior no
Corsa. A posição de dirigir do Strada é típica Fiat,
bem alta, impressão acentuada pela altura de rodagem do
veículo. No Corsa pode-se ajustar a altura do assento, e
no concorrente, a do volante. O comando giratório de
regulagem do encosto, do GM, é mais prático e menos
duro que a alavanca do Fiat, mas este oferece maior espaço
para o pé esquerdo e pedais mais bem posicionados. O estepe do Corsa fica atrás do banco do passageiro, e o do Strada, na caçamba. A GM bem poderia adotar a dupla montagem prevista no Fiat de cabine simples, em que pode escolher onde levá-lo. Com isso, ocupantes de maior estatura não teriam acomodação limitada e se poderia ganhar espaço para objetos. |
Melhor acabamento dos bancos e ar-condicionado com ajuste mais eficiente no Corsa, mas seu painel não tem relógio e merecia uma ampla reformulação |
Os painéis (de desenho
um tanto defasado no Corsa) trazem conta-giros e os itens
de conforto mais desejáveis estão presentes. Destaque
no Strada para o ajuste elétrico dos faróis, importante
num picape, e o comando de travas e alarme a distância
-- no Corsa também há alarme com sensor ultrassônico,
mas acionado pela fechadura. Faltam no Fiat limpador de pára-brisa sincronizado ao lavador, temporizador dos vidros elétricos e faixa degradê no pára-brisa. E o picape ainda não passou pela reformulação do ar-condicionado sofrida pela linha Palio, o que indica dificuldades em obter temperatura mediana (saiba mais). |
Cabine estendida criou espaço para um teto solar no Strada, que pode ser basculado ou removido (e guardado junto ao vidro traseiro). Embora não possua persiana interna, a pintura serigrafada limita a transmissão de calor |
Em ambos deveria haver
hodômetros digitais, de adulteração bem mais difícil,
e os retrovisores externos poderiam ser maiores, para
suprir a visão traseira quando encoberta pela carga. Só
o Strada oferece toca-CD (opcional); no Corsa avaliado o
rádio/toca-fitas não contava com mostrador separado,
que além de inibir o furto incorpora relógio (portanto
ausente, uma falha incômoda) e indicador de temperatura
externa. Continua |
Corsa | Strada |
Acionamento elétrico vidros D / T | O/NA | O/NA |
Ajuste de altura dos bancos E / D | O/ND | ND |
Ajuste de apoio lombar E / D | ND | ND |
Ajuste do volante em altura / profundidade | ND | O |
Ajuste elétrico retrovisores E / D | O | O |
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância | O/O/ND | O/O/O |
Aquecimento | O | O |
Ar-condicionado / controle automático | O/ND | O/ND |
Bancos / volante em couro | ND | ND |
Bolsa inflável E / D / laterais | O/O/ND | O/O/ND |
Câmbio automático | ND | ND |
Comando interno do porta-malas | NA | NA |
Computador de bordo | ND | ND |
Conta-giros | S | S |
Controle automático de velocidade | ND | ND |
Controle de tração | ND | ND |
Direção assistida | O | S |
Faróis de neblina | ND | S |
Freios antitravamento (ABS) | ND | O |
Imobilizador de motor | O | S |
Limpador/lavador traseiro | NA | NA |
Luzes de leitura D / T | ND | ND |
Luz traseira de neblina | ND | ND |
Rádio/toca-fitas | O | ND |
Rádio/toca-CD | ND | O |
Relógio | ND | S |
Repetidoras laterais de direção | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | O |
Terceira luz de freio | S | S |
Teto solar / comando elétrico | ND | S/ND |
Travamento central | O | O |
Vidros verdes | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro |
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