Disputa em família Ágeis
e práticos, os picapes Corsa e Strada, de fabricantes |
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Versáteis, robustos e bem mais baratos que
os automóveis de que derivam, os picapes leves -- quase
uma exclusividade brasileira -- têm seu espaço
garantido no mercado, sobretudo entre os jovens. Segundo
a Fiat, mais de 40% dos compradores desses veículos são
ex-proprietários de carros pequenos. A vocação
meramente utilitária dos primeiros modelos (o pioneiro
foi o Fiat Pickup, ainda baseado no 147, no final dos
anos 70) converteu-se em um uso de lazer, o que justifica
a adição de itens de conforto, motor mais potente e,
claro, estilo mais apurado. |
A vocação de lazer fica evidente nestes picapes. Talvez ainda mais no Strada, que já vem com pára-choques e retrovisores pintados, faróis de neblina e, como opcional, cobertura marítima da caçamba |
Apesar de
certa diferença de idade, os dois modelos têm muito em
comum, como motor de 1,6 litro, estilo esportivo e preços
próximos nas versões de luxo. O Strada LX 16V de cabine
estendida, única opção para este acabamento na linha
2001, custa R$ 21.834 e já vem com equipamentos -- como
direção assistida e imobilizador -- que no Corsa Pickup
GL (R$ 18.786) são opcionais. Este último, porém, já
sai com rodas de alumínio. Completos, podem chegar a R$
31.247 o GM e R$ 32.558 o Fiat, que então leva vantagem
em itens de segurança (veja a lista de equipamentos e opcionais). |
Embora não neguem a origem nos automóveis Corsa e Palio, os picapes têm caracteres próprios de estilo. A GM insiste em pára-choques pretos para o utilitário, mesmo na versão GL, em busca de aparência mais robusta, enquanto a Fiat vai mais longe: o Strada adota grade e entradas de ar de aspecto agressivo, pára-choque mais parrudo (com pintura parcial e faróis de neblina incorporados) e molduras plásticas nos arcos dos pára-lamas -- com parafusos aparentes, aceitáveis neste tipo de veículo. Embora ainda não acompanhe a reformulação da família Palio, o que deve acontecer no próximo ano, o Strada agrada pelas linhas contemporâneas. |
Corsa Pickup é três anos mais antigo, mas tem um dos desenhos mais agradáveis já vistos em picapes leves, com destaque para as proporções harmoniosas da caçamba |
Ambos utilizam as portas
maiores (e mais pesadas) dos hatchbacks de três
portas, ao contrário do Saveiro, que tem as do Gol cinco-portas.
Além de mais fácil acesso a objetos (e ao estepe, no
Corsa) colocados atrás dos bancos, o estilo fica mais
harmonioso, disfarçando o comprimento da caçamba. Este
é bem maior no Strada, por conta do enorme entreeixos --
2,718 metros, 35,8 cm maior que o do antigo Palio --,
enquanto o do Corsa é apenas 3,5 cm mais longo que o do
resto da família. A versão de cabine estendida do
Strada mantém a harmonia de linhas. Grade protetora do vidro traseiro e suporte para objetos longos na parte posterior do teto -- lembrando um aerofólio -- equipam os dois picapes, mas só o Fiat oferece protetor interno de caçamba (de série) e cobertura marítima (opcional). Também vem com pneus bem altos, 175/80 R 14, que conferem ar mais robusto que os esportivos 185/60 R 14 do oponente. Os novos faróis do Corsa, de superfície complexa (ao contrário do Strada, que adota duplo refletor, porém), mantêm as lentes de vidro, enquanto os demais GM nacionais (e os Palios) passaram a usar policarbonato. |
Mais recente modelo do segmento, o Strada agrada pelo ar robusto, com grandes pneus e suspensão elevada, mas ainda não acompanha a nova linha Palio. A versão de cabine estendida mantém harmonia |
Vantagem do Corsa é a traseira leve e harmoniosa, com a placa montada na tampa da caçamba (razão para que esta, a exemplo do Strada, não possa ser removida facilmente). O concorrente adota um estribo com acabamento em alumínio corrugado na base do pára-choque, útil mas de estética desagradável, além de um logotipo Fiat em baixo relevo na tampa. Continua |
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