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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Como se esperava pelas diferenças de potência e torque, Siena e Corsa saíram à frente do Polo em desempenho na simulação desenvolvida para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo. Mas houve alguns resultados que podem surpreender.

Em velocidade máxima, mesmo com 1 cv a menos, o carro da GM foi o melhor, mérito da aerodinâmica superior ao da Fiat (notada pelo menor consumo de potência a 120 km/h). Ambos atingem a final com a quinta marcha quase "cheia", enquanto o Polo excede o regime de potência máxima em 250 rpm, indicação de que seu câmbio está mesmo curto demais.

Em aceleração brilha o Siena, com maior potência e menor peso: marcou pelo menos 1 s de vantagem sobre o Corsa no 0-100 km/h, seja com gasolina ou com álcool. O Polo ficou em último, muito perto do Corsa com gasolina. Em retomadas, nova vitória do Fiat, desta vez com o VW (e seu câmbio curto) pouco à frente do Chevrolet com gasolina, mas o uso de álcool neste o recoloca em segundo lugar.

E quanto ao consumo? Há equilíbrio entre os três com gasolina, sendo o Corsa mais econômico na estrada e o Polo na cidade. Ao usar álcool, o Siena permanece gastando mais que o Corsa. O aumento de consumo ao usar o combustível vegetal é de cerca de 32% para ambos os modelos, tanto no ciclo urbano como no rodoviário.
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   Corsa Siena Polo
   gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 191 km/h 193 km/h 186 km/h 190 km/h 183 km/h
Regime à veloc. máxima (5a.) 5.250 rpm 5.325 rpm 5.275 rpm 5.400 rpm 5.750 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.300 rpm 3.400 rpm 3.750 rpm
Potência consumida a 120 km/h 27 cv 29 cv 28 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,4 s 11,6 s 11,0 s 10,6 s 12,5 s
Aceleração de 0 a 400 metros 18,2 s 17,9 s 17,5 s 17,2 s 18,6 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 33,3 s 32,8 s 32,5 s 31,7 s 33,5 s
Retomada 80 a 120 km/h em 5a. 15,9 s 14,5 s 13,5 s 12,8 s 15,8 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4a. 10,7 s 10,2 s 8,9 s 8,3 s 10,2 s
Consumo em cidade 9,1 km/l 6,2 km/l 8,8 km/l 6,0 km/l 9,7 km/l
Consumo em estrada 16,4 km/l 11,2 km/l 16,0 km/l 10,9 km/l 15,2 km/l
Como funciona o simulador de desempenho; os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004
Comentário técnico
> O motor do Corsa e do Siena é a quarta versão de cilindrada gerada sobre a base da Família I, composta também pelos de 1,0, 1,4 e 1,6 litro, usados só pela GM. Ao se tornar flexível em combustível, a taxa de compressão foi elevada de 9,4:1 para 10,5:1, o que trouxe ganho de potência mesmo com uso de gasolina – de 102 para 105 cv, no Chevrolet, ou 106 cv no Fiat. Com álcool, cada um ganha 4 cv.

> Apesar da menor cilindrada, o 1,6-litro do Polo investe em tecnologia, como o eficiente acionamento de válvulas por alavanca roletada. Este motor é o mesmo introduzido em 2001 no Golf e agora aplicado ao Fox (em versão flexível, porém), portanto diferente do que vinha no "irmão maior" desde 1998 – aquele usava coletor de admissão de geometria variável e tinha relação r/l bem melhor.
> Por falar na r/l, os leitores habituais já sabem: a do Corsa e Siena é das piores do mercado, 0,339, indicação de que o projeto não prezou a suavidade de funcionamento. Apesar do bom isolamento de vibrações dos dois modelos, a aspereza se faz notar acima de 3.500 ou 4.000 rpm. No Polo, com r/l 0,314, a operação é mais suave em alta rotação.

> O que prejudica o VW é o câmbio curto demais, inconveniente que já se tornou sinônimo do carro, sendo fator de reclamações por boa parte dos proprietários (saiba mais). Mesmo com um alongamento da quarta e da quinta (esta em 5%) ainda em 2002, o Polo permanece "pedindo marcha" ao trafegar em velocidades usuais de viagem, como 120 km/h, enquanto a primeira "sobra" no uso urbano, podendo-se arrancar em segunda na maioria das situações.

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