Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Diante da variação de até 30 cv na potência, o leitor já poderia esperar diferenças razoáveis no desempenho dos quatro modelos. Ainda assim, a exclusiva Simulação de Desempenho pelo consultor Iran Cartaxo revelou algumas surpresas.

Em velocidade máxima, falaram mais alto os 110 cv do Clio e do C3, este beneficiado pela melhor aerodinâmica. Ambos exibem perfeito "casamento" de rotações, atingindo regime muito próximo ao de potência máxima (5.750 rpm). O Polo, além de 9 cv menos potente, padece da escolha de relações curtas demais, excedendo-se em 400 rpm e ficando atrás. Mesmo após alongar a quinta em 5%, a VW precisaria de mais 8% para o equilíbrio de regimes.

Quanto ao Fit, o dado a que chegamos coincide com o declarado pela Honda no exterior (onde tem 3 cv a mais), mas é preciso considerar que o simulador não interpreta corretamente as infinitas relações do CVT. Caso o câmbio possa "casar" as rotações com perfeição, esta será a velocidade atingida com uma relação de 0,54:1. Com a mais longa possível, 0,407:1, o motor não teria potência suficiente e a velocidade seria menor.

Clio e C3 também empatam no 0-100 km/h e, tecnicamente, nas demais acelerações. Polo e Fit vêm atrás, este com 0-100 em 13,5 s, ainda interessante diante da potência que possui
o CVT certamente contribui. Já nas retomadas a vantagem é do VW, em função do câmbio curto. Não foi possível estabelecer valores para o Fit, mas talvez fossem os melhores do grupo, pela redução automática das relações ao premer o acelerador a fundo.

Finalmente, o Honda dá o troco em consumo, impondo 2,2 km/l de vantagem sobre o segundo melhor (C3) na estrada e vencendo também na cidade. Mais uma vez há equilíbrio entre Citroën e Renault, mas o Polo fica em último pelo mesmo motivo conhecido: câmbio curto demais.
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

As curvas de potência e torque do C3, Fit, Polo e Clio, de cima para baixo

   C3 Fit Clio Polo
Velocidade máxima 194 km/h 169 km/h 191 km/h 183 km/h
Regime à veloc. máxima (5a.) 5.725 rpm 5.700 rpm* 5.725 rpm 5.900 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.550 rpm 3.050 rpm* 3.600 rpm 3.900 rpm
Potência consumida a 120 km/h 26 cv 26 cv 27 cv 28 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,8 s 13,5 s 10,8 s 11,6 s
Aceleração de 0 a 400 metros 17,6 s 19,0 s 17,7 s 18,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 32,2 s 34,8 s 32,1 s 32,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (5a.) 13,7 s * 13,7 s 13,3 s
Retomada de 60 a 100 km/h (4a.) 9,6 s * 9,3 s 8,7 s
Consumo em cidade 8,4 km/l 9,4 km/l 8,5 km/l 8,3 km/l
Consumo em estrada 13,8 km/l 16 km/l 13,6 km/l 13,1 km/l
* Não foi possível simular de forma confiável a redução de marchas pelo câmbio do Fit nas retomadas. Os regimes mencionados para ele consideram a relação mais longa possível, no caso de 120 km/h, e uma relação de 0,54:1, no caso da velocidade máxima.
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados