
Corsa: agora três versões, uma
delas bem-equipada

Palio: um só acabamento com o
motor de 1,8 litro

Fiesta: versões First e Trend, ambas despojadas

Clio: Authentique é o básico,
mas há três superiores

Fox: versão Sportline
acrescenta itens de aparência |
Apesar da vantagem em potência, o Clio ficou empatado com o Palio em
velocidade máxima e perdeu por pequena margem em aceleração e retomada
para ele, conforme a simulação do BCWS (veja
resultados e análise). Na maioria dos quesitos o Corsa ficou em
terceiro lugar, o Fiesta em quarto e o Fox em último, mas todos com
marcas ainda adequadas: de 0 a 100 km/h, por exemplo, os tempos ficaram
entre 10 e 12,4 segundos.
Em consumo o Fiesta deu o troco: obteve os melhores índices na cidade e
na estrada, ainda que perdesse para o Clio e até o Fox em certas
velocidades constantes com uso de álcool. De modo geral, os carros rodam
com esse combustível quase 30% a menos que com gasolina, o que torna seu
uso interessante para o bolso enquanto seu preço não chegar a 70%
daquele do derivado de petróleo.
O
câmbio do Fox é primoroso nos engates, levíssimos e precisos, referência
para todo fabricante. Dos demais, Clio e Corsa são os menos agradáveis
de usar; cabe menção à alavanca alta do Fiesta, mais próxima do volante
e por isso conveniente. O engate da ré no Ford é direto,
sem travas; o Palio usa anel-trava redundante, por haver bloqueio
interno na alavanca; e os demais precisam dele por usar a mesma posição
da primeira marcha.
Com a mesma receita de suspensão, os cinco oferecem resultados bem
diferentes. Para controlar uma carroceria bem mais
alta o Fox recebeu uma calibração firme que o deixa desconfortável,
embora fique bom de curvas com os largos pneus
195/55-15 da versão Sportline. Os melhores compromissos são os de Corsa, Fiesta (ambos firmes e muito
estáveis) e Clio (no meio-termo), enquanto o Palio é macio e
confortável, mas um tanto impreciso ao dirigir rápido. Ao menos para
transpor lombadas os cinco são corretos.
Em todos o sistema de freios está bem dimensionado, mas a atuação do
Palio é algo excessiva, questão de calibração do servo-freio. O Clio
Authentique não dispõe de sistema antitravamento (ABS) como opcional.
Todos usam assistência hidráulica na direção e conseguem equilibrar
maciez e precisão.
Os melhores faróis, com duplo refletor,
equipam Corsa, Palio e Clio, mas este último não tem unidades
contra neblina nesta versão. Só o Chevrolet traz ajuste elétrico dos faróis,
e apenas o Clio, repetidores de direção nos pára-lamas. Estes fazem falta no Fox e no Fiesta, em que as luzes
dianteiras ficam junto à grade. O segundo também perdeu na
nacionalização os refletores traseiros em posição baixa, pois as
lanternas podem não refletir a luz com o carro
estacionado — uma redução de custo além do razoável. Pelo
menos retrovisor esquerdo convexo a
Ford usa, assim como a Renault.
Só no Clio as bolsas infláveis frontais são de série, mas é exclusiva do
Palio a opção pelas laterais. O Fox até hoje não oferece as bolsas
frontais, item que muitos exigem, o que é lamentável. Nenhum traz
encosto de cabeça ou cinto de três pontos para o quinto ocupante.
Continua
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