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Corsa: agora três versões, uma delas bem-equipada

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Palio: um só acabamento com o motor de 1,8 litro

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Fiesta: versões First e Trend, ambas despojadas

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Clio: Authentique é o básico, mas há três superiores

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Fox: versão Sportline acrescenta itens de aparência

Apesar da vantagem em potência, o Clio ficou empatado com o Palio em velocidade máxima e perdeu por pequena margem em aceleração e retomada para ele, conforme a simulação do BCWS (veja resultados e análise). Na maioria dos quesitos o Corsa ficou em terceiro lugar, o Fiesta em quarto e o Fox em último, mas todos com marcas ainda adequadas: de 0 a 100 km/h, por exemplo, os tempos ficaram entre 10 e 12,4 segundos.

Em consumo o Fiesta deu o troco: obteve os melhores índices na cidade e na estrada, ainda que perdesse para o Clio e até o Fox em certas velocidades constantes com uso de álcool. De modo geral, os carros rodam com esse combustível quase 30% a menos que com gasolina, o que torna seu uso interessante para o bolso enquanto seu preço não chegar a 70% daquele do derivado de petróleo.

O câmbio do Fox é primoroso nos engates, levíssimos e precisos, referência para todo fabricante. Dos demais, Clio e Corsa são os menos agradáveis de usar; cabe menção à alavanca alta do Fiesta, mais próxima do volante e por isso conveniente. O engate da ré no Ford é direto, sem travas; o Palio usa anel-trava redundante, por haver bloqueio interno na alavanca; e os demais precisam dele por usar a mesma posição da primeira marcha.

Com a mesma receita de suspensão, os cinco oferecem resultados bem diferentes. Para controlar uma carroceria bem mais alta o Fox recebeu uma calibração firme que o deixa desconfortável, embora fique bom de curvas com os largos pneus 195/55-15 da versão Sportline. Os melhores compromissos são os de Corsa, Fiesta (ambos firmes e muito estáveis) e Clio (no meio-termo), enquanto o Palio é macio e confortável, mas um tanto impreciso ao dirigir rápido. Ao menos para transpor lombadas os cinco são corretos.

Em todos o sistema de freios está bem dimensionado, mas a atuação do Palio é algo excessiva, questão de calibração do servo-freio. O Clio Authentique não dispõe de sistema antitravamento (ABS) como opcional. Todos usam assistência hidráulica na direção e conseguem equilibrar maciez e precisão.

Os melhores faróis, com duplo refletor, equipam Corsa, Palio e Clio, mas este último não tem unidades contra neblina nesta versão. Só o Chevrolet traz ajuste elétrico dos faróis, e apenas o Clio, repetidores de direção nos pára-lamas. Estes fazem falta no Fox e no Fiesta, em que as luzes dianteiras ficam junto à grade. O segundo também perdeu na nacionalização os refletores traseiros em posição baixa, pois as lanternas podem não refletir a luz com o carro estacionado — uma redução de custo além do razoável. Pelo menos retrovisor esquerdo convexo a Ford usa, assim como a Renault.

Só no Clio as bolsas infláveis frontais são de série, mas é exclusiva do Palio a opção pelas laterais. O Fox até hoje não oferece as bolsas frontais, item que muitos exigem, o que é lamentável. Nenhum traz encosto de cabeça ou cinto de três pontos para o quinto ocupante. Continua

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