Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Próximos em porte, peso, potência, torque e aerodinâmica, os dois não poderiam ter desempenhos muito diferentes. Com efeito, a simulação desenvolvida para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo indicou grande proximidade na maioria dos itens.

A velocidade máxima possível foi idêntica, 187 km/h, embora o EcoSport a atinja com 600 rpm a menos que o ponto ideal (o de potência máxima), e o RAV4, 500 rpm a mais. Como a quarta marcha deste é muito longa, só consegue levá-lo a 185 km/h: o jeito é recorrer à terceira, que vai ao limite de giros. Em contrapartida, essa solução o deixa bem agradável em estrada, por girar 450 rpm abaixo do concorrente a 120 km/h. Vale notar que o Eco possui limitador eletrônico de velocidade a 180 km/h.

Apesar de mais leve, o Toyota perde por pouco nas acelerações, em função das perdas do câmbio automático e de suas relações mais longas e espaçadas. Já as retomadas não podem
ser comparadas às do Ford, já que o simulador prevê reduções de marcha apenas para caixas automáticas (que, em sua maioria, não permitem recuperar velocidade com acelerador a 100% em marcha longa).

Onde o RAV4 surpreendeu foi no consumo. Mesmo com a desvantagem do câmbio, seu torque mais generoso em baixas rotações (veja as curvas acima), mérito do variador de fase, permite melhor rendimento e requer menos uso de altas rotações para cumprir os percursos simulados de cidade e estrada. O resultado é uma ligeira vantagem sobre o Eco em ambos os ciclos.

A simulação permitiu também comparar o 4WD da Ford a seu equivalente com tração dianteira (leia avaliação): houve perda de 4 km/h na velocidade máxima possível, 2 s na aceleração de 0 a 100 km/h e 4,5 s na retomada de 80 a 120 (a quinta pouco mais longa contribui para a piora), enquanto os consumos são semelhantes.
   EcoSport RAV4
Velocidade máxima 187 km/h* 187 km/h
Regime à velocidade máxima (marcha) 5.400 rpm (5ª.) 6.500 rpm (3ª.)
Regime a 120 km/h (marcha) 3.450 rpm (5ª.) 3.000 rpm (4ª.)
Potência consumida a 120 km/h 36 cv 39 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,5 s 13,4 s
Aceleração de 0 a 400 metros 18,6 s 19,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 33,4 s 34,1 s
Retomada 80 a 120 km/h (marcha) 17,8 s (5ª.) 8,9 s (drive)
Retomada 60 a 100 km/h (marcha) 11,4 s (4ª.) 7,3 s (drive)
Consumo em cidade 6,9 km/l 7,5 km/l
Consumo em estrada 11,3 km/l 11,8 km/l
* Velocidade possível sem o limitador, que a mantém em 180 km/h
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004
Como funciona o simulador de desempenho

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados