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Utilitário com alma de popular

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EcoSport XLT 2,0 agrada pelo estilo e desempenho,
mas perde ao usar como base o modesto Fiesta

Texto e fotos: Fabrício Samahá
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O desenho robusto é um ponto alto do EcoSport: agrada de qualquer ângulo, bem mais que seu equivalente europeu, o Fusion

"Como não pensamos nisso antes?"

A conhecida expressão, mistura de arrependimento e surpresa, deve ter-se tornado comum dentro de alguns de nossos fabricantes ao ver a reação do público ao lançamento do EcoSport, o utilitário esporte que a Ford desenvolveu a partir do novo Fiesta. Embora o conceito já existisse desde 1994, quando a Toyota criou o primeiro RAV4 com base na plataforma do sedã médio Corona, nunca havia resultado em um produto brasileiro, nem tão acessível -- custa a partir de R$ 34.430, na versão 1,0-litro Supercharger.

Foi mesmo uma grande iniciativa da marca, viabilizada pelo fato de a Ford européia ter seguido o mesmo caminho com seu Fusion, lançado no ano passado, que serviu de base para o EcoSport. Com alterações de estilo, sobretudo na traseira, e na mecânica, em particular os pneus de perfil alto, o utilitário produzido em Camaçari, BA conseguiu criar um segmento próprio no mercado nacional, pois está abaixo de todos os importados em preço — o único mais em conta, o Suzuki Ignis, acabou com o encerramento de vendas da empresa.

Das cinco combinações de acabamento e motorização do EcoSport, o Best Cars Web Site avaliou a topo-de-linha, a XLT com motor Duratec de 2,0 litros, 16 válvulas e 143 cv. Trata-se do mesmo propulsor do novo Mondeo, pelo que era grande nossa expectativa em ver como se sairia movendo um veículo tão diferente.

Olhando o EcoSport de qualquer ângulo, o mínimo que se pode dizer é que a Ford acertou no estilo. O carro agrada bastante a pessoas de ambos os sexos e todas as faixas etárias, conseguindo ser simpático e robusto, com elementos suficientes para a identificação da marca — como a traseira, claramente inspirada nos americanos Escape e Explorer. A comparação com o primo europeu deixa o Fusion parecendo uma desajeitada peruinha de suspensão alta. Continua

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Data de publicação: 7/6/03

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