Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Com o sistema Flexspace, a Meriva se torna um quatro-lugares e ganha espaço para pernas, às custas da capacidade de bagagem

A minivan oferece ainda alarme com ultra-som, que a Fiat deixou de instalar de fábrica; cintos dianteiros ancorados ao banco (mantêm o ajuste ao se ajustar o assento); abertura do porta-malas e do bocal do tanque de combustível conjugada à trava central (na Palio devem-se acionar as alavancas no assoalho); luzes de leitura dianteiras e traseiras, não apenas luzes de cortesia; maçanetas internas em tom de alumínio; bandejas nos encostos dianteiros; pára-brisa com faixa degradê, uma falta imperdoável na Fiat; temporizador do limpador de pára-brisa com intervalo que "aprende" pelo comando do motorista (mas na Palio pode ser ajustado); travamento automático das portas ao rodar; seu destravamento em dois estágios (a do motorista em separado); lingüeta para facilitar a abertura do capô; e tomadas de 12 volts no console (duas) e no porta-malas. Na perua da Fiat não existem detalhes adicionais dignos de menção.

Também exclusivo da Meriva é o sistema FlexSpace, que permite reposicionar as seções do banco traseiro. A parte central, estreita, é rebatida enquanto as laterais se movem para o centro e então recuam, ampliando o espaço para as pernas — e, claro, reduzindo o de bagagem. Mas é um opcional bem caro: vem integrado a pacotes, o mais "barato" oferecido a R$ 9,3 mil.

Em nossa opinião não vale a pena, pois o banco convencional acomoda bem dois adultos, mesmo que corpulentos. Aliás, o quinto ocupante tem conforto precário nos dois veículos.

Uma questão que não pode ficar sem resposta: o que se ganha em espaço interno com a "verticalização" imposta pelas minivans? Não muito. Do assento ao teto, a Meriva oferece cerca de 4 cm a mais. Na distância entre o encosto dianteiro e o traseiro (o que realmente importa, pois o vão à frente do assento pode ser artificialmente "melhorado" pelo fabricante com um banco menor), de 4 a 6 cm a mais, com cinco lugares. E, na largura interna, 2 cm a mais. Esperavam-se vantagens mais palpáveis para compensar a perda de espaço para bagagem.

Parece incrível, mas a Meriva perde nesse aspecto até para a Corsa Wagon, que ela substitui e que já ficava na "lanterna" entre as peruas nacionais. Mesmo incluindo os porta-objetos laterais e inferiores, cabem apenas 365 litros na Meriva, contra bons 460 da Weekend. Chega a ser desconcertante trocar um hatch médio por essa minivan e ter maior dificuldade para acondicionar os volumes. Ao menos seu estepe vem onde a maioria prefere, dentro do compartimento, e não abaixo dele como na Palio. Continua

Apesar de mais baixa e estreita, a Palio Weekend não perde muito em espaço para os ocupantes, indício de bom projeto

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados