Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Ambas com rodas de 15 pol, são apenas razoáveis em comportamento dinâmico, mas a Palio (à direita) é mais macia no rodar; falta em ambas o repetidor de luz de direção

Já a Palio Weekend, desde 2001, aderiu ao processo de suavização da linha Fiat, que tem deixado a carga dos amortecedores muito aquém do ideal: se o rodar é macio, a precisão de respostas deixa a desejar, com o carro balançando e inclinando-se em demasia. Um bom aspecto em ambas é que transpõem lombadas com competência, sem ruídos anormais ou raspões. As duas marcas usam rodas de 15 pol, com pneus 185/60 (opcionais) na GM e 175/65 na Fiat, apenas na versão Stile.

Em termos de visibilidade a vantagem é da Palio, com suas colunas dianteiras de tamanho adequado. As da Meriva são duplas e as do lado esquerdo quase se fundem, de acordo com a posição do motorista, formando um enorme ponto cego que pode esconder um pedestre e até um veículo que venha por aquele lado. Este é um dos pontos mais críticos da minivan e, infelizmente, um dos mais difíceis de corrigir, pois envolve o projeto básico da carroceria.

Ainda nesse item, a GM merece elogios pelo retrovisor esquerdo biconvexo, que deveria ser estendido a toda sua linha.

A Fiat o utilizava no Palio mas o eliminou, um retrocesso lamentável — seria irrisória redução de custos? Outra perda foi o ajuste elétrico do facho dos faróis, presente na Meriva e muito importante em veículos que, não raro, viajam com carga total. Foi mantida apenas a regulagem de altura manual, no cofre do motor, que poucos conhecem e utilizam.

Os faróis das duas são eficientes, com duplo refletor de superfície complexa, e há unidades para neblina — mas a luz traseira vem só na Meriva. Nota negativa é a ausência de repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, instalados na Weekend de exportação e na Meriva européia. Mais uma economia injustificável.

Em segurança passiva, embora a GM enfim ofereça bolsas infláveis frontais como opção, a Fiat mantém a do motorista de série na versão Stile — que em 1997 teve essa primazia entre os carros nacionais. Vantagem da Meriva é dispor de cinto de três pontos (vindo do teto) e encosto de cabeça também para o passageiro central traseiro, que fica sem esses itens de segurança na Palio. Continua

Bem-dotadas de iluminação, trazem faróis de duplo refletor e unidades para neblina, mas a luz traseira de mesma finalidade equipa apenas a Meriva (à esquerda)

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados