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Comparativo Completo
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Carroceria compacta tem suas vantagens:
o Palio é líder em desempenho com folga

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Terceiro em aceleração, o Fiesta tem
consumo adequado e boa velocidade final

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Em economia o Fit vence por boa margem,
mas seu desempenho não entusiasma

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Grande área frontal e Cx maior fizeram o
Fox perder em velocidade até para o Fiesta

No Honda (foto) e no VW, dois dos melhores
comandos de câmbio manual já vistos

Isso considerando o uso às mesmas rotações: na prática, o torque generoso do 1,8 permite rodar com menos giros que nos concorrentes, o que compensa a maior aspereza. Por isso é que ele poderia ter relações de marcha mais longas que as atuais, que são semelhantes às dos concorrentes.

Falar nesse assunto traz à lembrança o erro da VW com o Polo 1,6 (saiba mais). Como ficou o Fox nesse aspecto? Melhor, mas não muito. Com marchas mais longas (exceto a primeira) e o mesmo diferencial típico de motor 1,0-litro, o novo carro também arranca bem em segunda, transpõe lombadas com folga em terceira (algumas até em quarta) e "pede marcha" na estrada na faixa de 120-130 km/h indicados, indicação de que deveria ser ainda mais longo.

Como se esperava, o desempenho do Palio foi o melhor em nossa simulação, tanto em velocidade máxima (seguido por Fiesta, Fox a álcool, Fox a gasolina e Fit, na ordem) quanto em aceleração ou retomada (em que o Fiesta perde posição para o Fox). No consumo as coisas se invertem: vantagem do Honda, seguido pelo Ford, VW e Fiat (no caso do percurso de estrada há empate entre Ford e VW). O Fox rodando com álcool deve ser considerado à parte, pelo menor custo do combustível. Veja análise e números da simulação completa.

Fit e Fox têm comando de câmbio excelente, dos mais leves e precisos do mercado, convidando a seu uso freqüente; Fiesta e Palio estão em bom nível mas sem impressionar. No Ford o motorista estranha de início a alavanca bem alta, até que se acostuma e a acha ótima pela proximidade do volante. Também ideal é seu engate da ré, sem travas, assim como no Honda. O Fiat mantém o anel-trava desnecessário e o VW requer pressão na alavanca para baixo, pois a ré está na mesma posição da primeira.

A assistência elétrica da direção do Fit não agradou também nesta segunda avaliação, exigindo mais esforço que o esperado nas manobras com o carro parado. Os sistemas hidráulicos dos concorrentes são melhores nesse aspecto, sendo os quatro precisos em velocidade. No Palio e no Fox a relação mais baixa (direta) agrada no uso urbano, trazendo agilidade. Em freios há equilíbrio, com a mesma combinação e a oferta de sistema antitravamento (ABS) em todos, mas a Fiat deveria rever a assistência (servo) para evitar a resposta abrupta. Continua

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