> Perdoe-nos o
leitor assíduo, mas é preciso explicar para os que conheceram o
BCWS há pouco: a razão da aspereza de funcionamento do
motor 1,8 do Palio (o mesmo de outros Fiats e da linha
Corsa/Montana/Meriva da GM) é a
relação r/l desfavorável, 0,339, a pior conhecida do
mercado. Esse propulsor é da mesma Família I que compreende
versões de 1,0, 1,4 e 1,6 litro, tendo o maior curso dos pistões
e o mesmo comprimento de bielas, de onde nasce a deficiência.
> A favor do 1,8 está o fato de oferecer alto torque em baixa
rotação, levando o motorista a explorar pouco a segunda metade
do conta-giros, onde a aspereza se evidencia. No Fiesta a r/l é
0,293 e no Fox 0,314, esta um pouco acima do aceitável (0,3),
enquanto a do Fit não é divulgada, mas deve estar dentro do
limite pelo que se nota ao dirigir.
> O Honda, além do bloco de alumínio (mais leve e eficiente na
dissipação de calor), é o único com o sistema chamado i-DSI,
Intelligent Dual Sequential Ignition, ignição dupla seqüencial
inteligente. São duas velas por cilindro, que disparam sua
centelha em momentos diferentes, sendo este intervalo controlado
pela central eletrônica.
> Depois das críticas generalizadas às relações de marcha curtas
em excesso do Polo 1,6 (saiba
mais), a VW aceitou um alongamento para o Fox: de 6,8% na
segunda, 7,6% em terceira, 9,6% em quarta e apenas 4,6% em
quinta (o diferencial foi mantido e os pneus 195/55-15 equipam
também o Polo). |
Se nas marchas
intermediárias a mudança foi consistente, na quinta pouco se
nota: na faixa de 120-130 km/h indicados o carro ainda parece
preso, "pedindo marcha", para o que contribui a relação r/l
desfavorável desse motor.
> Outro caso de atender a reclamações foi a recalibração de
molas e amortecedores do Palio 1,8 na linha 2004, deixando-o um
pouco menos macio. A Fiat alega que apenas a imprensa
reivindicava essa mudança, mas o
Teste do Leitor do BCWS prova o contrário, sendo
tema comum entre donos de Palio, Siena e Palio Weekend desde
2001. A nosso ver o endurecimento poderia ter sido maior, mas o
mais importante é que seja logo estendido a toda a linha, já que
o 1,8 responde por fatia discreta das vendas.
> O Fiesta 2004 perdeu a barra de
amarração dianteira, que havia surpreendido no lançamento,
por ser item raro em carros de preço e desempenho moderados. De
fato não era necessária, pois o comportamento continua ótimo sem
ela, mas por que o fabricante a teria adotado antes?
> O Fox tem cinco elementos de fixação nas rodas, um evidente
exagero em um carro desse nível de desempenho e peso, causado
pelo compartilhamento de peças com o Polo (que não inclui,
contudo, a direção eletroidráulica, por questão de custo). Nos
demais são quatro, o usual em carros dessa categoria. É de se
perguntar quanto a VW gasta a mais em parafusos para obter tal
economia de escala... |