> Os dois motores
pertencem a famílias pequenas, que começam em 1.000 cm3. O Zetec
Rocam da Ford tem versões 1,0 e 1,6, e o Família I da Powertrain (associação Fiat/GM para produção de motores que
vieram da segunda), 1,0, 1,4, 1,6 e 1,8, só este último usado
pela marca mineira. O Focus tem como vantagens técnicas a
relação r/l correta (0,293
contra 0,339 do Stilo), que explica seu funcionamento bem mais
suave em alta rotação, e o
acionamento de válvulas por alavanca roletada. E seu comando
de válvulas é comandado por uma corrente, mais robusta e durável
que a correia de borracha.
> A assistência elétrica de direção, primazia do Stilo em
um carro nacional (seguido pelo Fit e o C3), parece ter vindo
para ficar. Além de operar tão bem quanto a hidráulica, permite
variar a assistência ao gosto do motorista. No caso do Fiat,
existe um comando (City) que deixa o volante bastante leve e
atua só até 36 km/h. Ao superar esta velocidade a assistência
normal é retomada, retornando ao modo mais leve se o carro baixar do limite. |
> O Focus está bem à
frente em termos de suspensão traseira: usa um moderno conceito
multibraço, que é independente e posiciona as rodas com
perfeição nas variadas condições de uso (saiba
mais sobre os tipos de suspensão). No Stilo foi adotado o
simples eixo de torção, que não chega a ser independente –
retrocesso em relação ao sistema de braço arrastado de seus
antecessores, Brava e Tipo. Mas seu funcionamento é bom,
merecendo apenas recalibração de amortecedores.
> O comportamento dessa suspensão do Ford seria ainda
melhor se não tivesse sido removido, apenas na versão 1,6, o
estabilizador traseiro. Para evitar um prejuízo à estabilidade,
a marca recorreu a molas 10% mais firmes, pelo
que se acabou perdendo ligeiramente no conforto de rodagem. Não
é algo expressivo, mas o suficiente para ser percebido pelos
mais atentos – tanto que a Ford não havia informado a alteração
nas molas, mas a admitiu após consulta ao BCWS, que notou
neste Focus um comportamento diferente em termos de suspensão
traseira. |