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Vectra: o maior torque sem recursos técnicos atuais

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C5: boa potência para a cilindrada, mas falta torque

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Fusion: recursos modernos trazem a maior potência

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Civic: ênfase nas altas rotações, menos força em baixa

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Jetta: mal aproveitado em potência, mas bom em torque

Três dos maiores porta-malas do mercado estão aqui: Jetta (538 litros), Fusion (530 l) e Vectra (526 l), todos com espaço mais que suficiente para a bagagem de cinco pessoas. O C5 vem atrás, com 471 l, mas é exclusivo na conveniência da quinta porta, que facilita muito o acesso de grandes volumes — crítico nos outros quatro, em que o vão é um tanto limitado. No Civic a capacidade de 340 l está longe do ideal e constitui ponto fraco do carro.

Talvez a Honda ganhasse algum espaço com dobradiças pantográficas (usadas nos três outros modelos), que também evitam amassar a bagagem se não se reservar o local para seu fechamento. Todos vêm com banco traseiro bipartido, mas os estepes variam: Civic, C5 e Jetta usam pneu iguais aos demais, apenas com roda de aço em vez de alumínio; o Vectra tem a medida 195/60-15, por limitação de espaço na caixa aproveitada do Astra; e o Fusion traz estepe de uso temporário bem estreito (145/80-16), o que impõe cuidado especial ao ser usado.

Mecânica, comportamento
e segurança

Se todos têm motor transversal e tração dianteira, as semelhanças acabam aí. Há no grupo motores de quatro cilindros e de cinco (Jetta), com bloco de ferro fundido (Jetta e Vectra) e de alumínio, com variador do comando de válvulas ou não (ausente só do Vectra) e com até 700 cm³ de diferença de cilindrada (saiba mais sobre técnica). Mas potência e torque não variam tanto.

O líder no primeiro quesito é o Fusion, com 162 cv, seguido por Jetta (150), Vectra (150 com álcool, 146 com gasolina), C5 (143) e Civic (140 e 138, na mesma ordem de combustíveis). Já em torque o Chevrolet com álcool sai à frente, com 23,7 m.kgf, ante 23,2 do VW, 23,1 do próprio Vectra com gasolina, 20,7 do Ford, 20,4 do Citroën e apenas 17,5/17,7 do Honda, prejudicado pela menor cilindrada. Como se vê, GM e VW priorizaram as baixas rotações, enquanto Ford, Citroën e sobretudo Honda buscaram extrair o máximo nas altas, com as maiores potências específicas. Mas a VW já anunciou nos Estados Unidos que na linha 2008 o motor passará a 170 cv, mais condizentes com suas características.

Todos são silenciosos, mas alguma aspereza é notada no C5. O Civic é o que mais brilha pela suavidade, mesmo sem usar árvores de balanceamento, a que Fusion e Vectra recorrem por causa do longo curso de pistões. Nesse ponto o cinco-cilindros do Jetta surpreende, pois é suave mesmo com curso longo e sem balanceador.

A simulação de desempenho apontou certo equilíbrio entre eles: Vectra, C5, Civic e Jetta ficaram entre 200 e 208 km/h de velocidade máxima, à frente do Fusion por causa do limite eletrônico de 180 km/h usado pela Ford. O VW teve as melhores acelerações, seguido por Chevrolet, Citroën, Ford e Honda, enquanto as retomadas mostraram quase um empate dos cinco. Em consumo, porém, a vantagem do Civic foi expressiva, vindo depois Fusion, Jetta, Vectra e C5. Honda e Chevrolet podem usar álcool, para menor custo por quilômetro conforme a região e a época do ano (veja os resultados e a análise detalhada). Continua

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