
Vectra: o maior torque sem
recursos técnicos atuais

C5: boa potência para a
cilindrada, mas falta torque

Fusion: recursos modernos
trazem a maior potência

Civic: ênfase nas altas
rotações, menos força em baixa

Jetta: mal aproveitado em
potência, mas bom em torque |
Três dos maiores porta-malas do mercado estão aqui: Jetta (538 litros),
Fusion (530 l) e Vectra (526 l), todos com espaço mais que suficiente
para a bagagem de cinco pessoas. O C5 vem atrás, com 471 l, mas é
exclusivo na conveniência da quinta porta, que facilita muito o acesso
de grandes volumes — crítico nos outros quatro, em que o vão é um tanto
limitado. No Civic a capacidade de 340 l está longe do ideal e constitui
ponto fraco do carro.
Talvez a Honda ganhasse algum espaço com
dobradiças pantográficas (usadas nos três outros modelos), que
também evitam amassar a bagagem se não se reservar o local para seu
fechamento. Todos vêm com banco traseiro bipartido, mas os estepes
variam: Civic, C5 e Jetta usam pneu iguais aos demais, apenas com roda
de aço em vez de alumínio; o Vectra tem a medida 195/60-15, por
limitação de espaço na caixa aproveitada do Astra; e o Fusion traz
estepe de uso temporário bem estreito (145/80-16), o que impõe cuidado
especial ao ser usado.
Mecânica,
comportamento
e segurança
Se
todos têm motor transversal e tração dianteira, as semelhanças acabam
aí. Há no grupo motores de quatro cilindros e de cinco (Jetta), com
bloco de ferro fundido (Jetta e Vectra) e de alumínio, com
variador do comando de válvulas ou não
(ausente só do Vectra) e com até 700 cm³ de diferença de cilindrada (saiba
mais sobre técnica). Mas potência e
torque não variam tanto.
O líder no primeiro quesito é o Fusion, com 162 cv, seguido por Jetta
(150), Vectra (150 com álcool, 146 com gasolina), C5 (143) e Civic (140
e 138, na mesma ordem de combustíveis). Já em torque o Chevrolet com
álcool sai à frente, com 23,7 m.kgf, ante 23,2 do VW, 23,1 do próprio
Vectra com gasolina, 20,7 do Ford, 20,4 do Citroën e apenas 17,5/17,7 do
Honda, prejudicado pela menor cilindrada. Como se vê, GM e VW
priorizaram as baixas rotações, enquanto Ford, Citroën e sobretudo Honda
buscaram extrair o máximo nas altas, com as maiores
potências específicas. Mas a VW já
anunciou nos Estados Unidos que na linha 2008 o motor passará a 170 cv,
mais condizentes com suas características.
Todos são silenciosos, mas alguma aspereza é notada no C5. O Civic é o
que mais brilha pela suavidade, mesmo sem usar
árvores de balanceamento, a que Fusion e
Vectra recorrem por causa do longo curso de pistões. Nesse ponto o
cinco-cilindros do Jetta surpreende, pois é suave mesmo com curso longo
e sem balanceador.
A simulação de desempenho apontou certo equilíbrio entre eles: Vectra,
C5, Civic e Jetta ficaram entre 200 e 208 km/h de velocidade máxima, à
frente do Fusion por causa do limite eletrônico de 180 km/h usado pela
Ford. O VW teve as melhores acelerações, seguido por Chevrolet, Citroën,
Ford e Honda, enquanto as retomadas mostraram quase um empate dos cinco.
Em consumo, porém, a vantagem do Civic foi expressiva, vindo depois
Fusion, Jetta, Vectra e C5. Honda e Chevrolet podem usar álcool, para
menor custo por quilômetro conforme a região e a época do ano (veja
os resultados e a análise detalhada).
Continua
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