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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
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Os dois fabricantes recomendam gasolina premium (leia no Comentário Técnico), mas só a VW divulga os valores de potência e torque com seu uso. Para evitar injustiças, o Best Cars fez a simulação de desempenho do consultor Iran Cartaxo com os dois tipos de combustível: de 95 e de 98 octanas RON.

A Honda declara aumento de 3 cv (para 195) ao abastecer o Si com a premium, o que leva ao torque máximo de 19,5 m.kgf, ganho de 0,3 em relação à comum. No GTI, usar a gasolina comum resulta em perda de 7 cv (para 186) e portanto de 1,1 m.kgf (para 24,4), de modo que os valores do modelo 2008 ainda superam os de anos anteriores, quando a comum era a especificada.

Com a premium, a velocidade máxima do GTI é pouco superior, 229 ante 226 km/h do Si. Os dois mostram cálculo da quinta marcha típico de carros esportivos: o motor supera o regime de maior potência em 600 rpm no Honda e 350 rpm no VW. Com gasolina comum o Golf perde 3 km/h e empata com o Civic, que não mostra alteração. Passar à sexta neste último não traz vantagem: o motor só consegue chegar a 5.900 rpm, que correspondem a 224 km/h. Em contrapartida, nessa marcha ele gira a tranqüilos 3.200 rpm a 120 km/h reais, pouco mais que os 3.100 do Golf.

A aceleração de 0 a 100 km/h do GTI é feita em 0,5 segundo a menos, ambos com premium, e parte da vantagem deve-se a um fator inusitado: ao contrário dele, o Si não chega a 100 km/h em segunda marcha (vai a 98 km/h), exigindo uma troca a mais. Em uma disputa no padrão inglês de 0 a 60 milhas por hora (96 km/h) o resultado poderia ser outro.
Nas provas 0-400 metros e 0-1.000 m o Civic também requer uma mudança de marcha adicional (para quarta e para quinta, na ordem), mas a vantagem de tempo do Golf já é menor. Mais uma vez o VW sente mais a perda com o uso de gasolina comum, ficando bem perto do Honda nas três acelerações. Para auxiliar o leitor que pretenda extrair o melhor desempenho desses carros, publicamos também a velocidade ideal para as trocas de marcha.

As retomadas trazem um fator a considerar: o Si tem seis marchas, mas foi calculado para máxima em quinta como o GTI. Com isso, o Civic sai em desvantagem sempre que se usa uma marcha superior, mas vence por até 1 s caso se escolha marcha igual à do Golf.

Vale destacar que os dois se saem bem nessas provas. Como referência, o Civic LXS requer 19,4 s para passar de 80 a 120 km/h em quinta marcha, ante 16,3 s do Si usando a sexta — essas marchas têm relação final muito próxima entre as duas versões. Isso mostra como o motor do esportivo, ainda que otimizado para rotações muito altas, tem potência bem razoável nessa faixa de 2.000 a 3.000 rpm.

Em meio a tanto equilíbrio, o Si desempatou ao chegar ao consumo: é bem mais econômico em todas as condições simuladas, como ao rodar 22% mais por litro de gasolina comum no ciclo rodoviário. Curioso é que o Honda consome ainda menos ao usar gasolina premium, mas o VW passa a gastar mais. A razão é que o motor do segundo, ao detectar a alta octanagem, trabalha com maior pressão do turbo (o que leva a maior consumo), enquanto o do primeiro apenas altera os parâmetros de ignição, com que aumenta o rendimento.
  Civic Golf
gas. comum gas. premium gas. comum gas. premium
Velocidade máxima 225,7 km/h 225,6 km/h 228,8 km/h
Regime à vel. máxima (5ª.) 8.400 rpm 5.750 rpm 5.850 rpm
Regime a 120 km/h / marcha 3.200 rpm / 6ª. 3.050 rpm / 5ª.
Potência consumida a 120 km/h 27 cv 28 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,4 s 8,3 s 8,2 s 7,8 s
Aceleração de 0 a 400 m 16,0 s 15,9 s 16,2 s 15,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 28,7 s 28,5 s 29,1 s 28,8 s
Velocidade de troca 1ª.-2ª. 63 km/h 67 km/h
Velocidade de troca 2ª.-3ª. 98 km/h 110 km/h
Velocidade de troca 3ª.-4ª. 137 km/h 157 km/h
Velocidade de troca 4ª.-5ª. 181 km/h 197 km/h
Velocidade de troca 5ª.-6ª. 226 km/h NA
Retomada 80 a 120 km/h em 6ª. 16,3 s 15,9 s NA
Retomada 80 a 120 km/h em 5ª. 10,7 s 10,5 s 11,6 s 11,1 s
Retomada 80 a 120 km/h em 4ª. 8,0 s 7,9 s 9,0 s 8,7 s
Retomada 80 a 120 km/h em 3ª. 5,8 s 5,7 s 6,9 s 6,5 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4ª. 7,6 s 7,5 s 8,6 s 8,3 s
Retomada 60 a 100 km/h em 3ª. 5,6 s 5,5 s 6,6 s 6,2 s
Consumo em cidade 10,0 km/l 10,1 km/l 7,2 km/l 7,0 km/l
Consumo em estrada 13,0 km/l 13,1 km/l 10,6 km/l 10,2 km/l
Consumo a 60 km/h 16,8 km/l 16,9 km/l 11,8 km/l 11,4 km/l
Consumo a 80 km/h 13,2 km/l 13,3 km/l 11,1 km/l 10,7 km/l
Consumo a 100 km/h 11,4 km/l 11,5 km/l 10,2 km/l 9,9 km/l
Consumo a 120 km/h 10,1 km/l 10,2 km/l 9,2 km/l 9,0 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; NA = não aplicável; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados do fabricante
  Civic Golf
Velocidade máxima ND 231 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,5 s
Consumo em cidade 9,2 km/l
Consumo em estrada 15,9 km/l
ND = não disponível

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