![]() C4: linhas mais arredondadas e soluções próprias de estilo em uma carroceria ainda bastante atual, apesar dos quatro anos de Europa Focus: formas mais angulosas em uma segunda geração lançada no mercado europeu em 2004, mas amplamente remodelado na linha 2008 |
Concepção e estilo
O Focus foi
lançado na Europa em 1998 e chegou ao mercado nacional dois
anos mais tarde (leia história).
Já em 2004 aparecia por lá a segunda geração, cujo desenho
sem grande inspiração pode ter motivado a Ford — ao lado do fator custo,
é claro — a não a trazer à produção argentina. Preferiu aguardar que
em 2007 fosse apresentada aos europeus uma ampla re-estilização
(apenas o teto foi mantido), que no ano passado chegou ao país vizinho.
Já o C4 hatch surgiu na França ao mesmo tempo que o segundo Focus como sucessor do Xsara de 1998.
O VTR de três portas não demorou
muito a chegar aqui como importado, em 2006, mas foi preciso esperar
mais dois anos e meio pelo de cinco portas, agora fabricado na
Argentina.
Se o aspecto interno do
Focus é atual, o do C4 chega a ser futurista. Além de formas mais
criativas em praticamente todos os elementos, traz painel digital com as
principais informações em mostrador central elevado, contagiros sobre a
coluna de direção e volante com cubo central fixo, dotado de comandos
para áudio, limitador e controlador de
velocidade, entre outros. Diante de tanta ousadia, o interior do
concorrente parece bem mais antigo — sobretudo em detalhes como as
maçanetas e painéis de porta, que perderam o desenho inspirado da
geração anterior.
É verdade que há quem prefira algo mais tradicional, com instrumentos
analógicos e tudo no lugar habitual, mas o Citroën é também superior no
acabamento. |
No perfil da tampa traseira, grande diferença de escolas de desenho, mas ambos usam as colunas para as lanternas ou parte delas |
![]() |
![]() |
Avaliações - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |