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Desenho ousado e ótima relação custo-benefício são
ingredientes do Citroën C4 VTR, que enfim chega ao Brasil

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Studio Cerri/divulgação
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As rodas de 15 pol e a maior altura de rodagem deixaram o C4 menos esportivo que o modelo de 2004, mas seu estilo ainda cativa pelas formas arrojadas

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Faróis, lanternas e até retrovisores foram desenhados com esmero; o vidro traseiro tem duas partes, sendo a vertical (entre as lanternas) a mais usada pelo motorista

O Citroën C4 já é conhecido de muitos brasileiros: há dois anos, no Salão de São Paulo de 2004, esteve exposto na versão VTS de três portas com motor de 2,0 litros e 180 cv, que o Best Cars pôde dirigir logo depois (leia avaliação). À época o fabricante francês tencionava iniciar a importação pelo modelo de cinco portas e motor 2,0 de 143 cv, em meados de 2005, seguido pelo três-portas de mesma mecânica e, no começo deste ano, a versão de maior potência.

Os planos foram adiados pois a empresa entendeu que não compensaria lançar aqui o carro importado, mais caro, se há possibilidade de que o cinco-portas seja fabricado na Argentina, de onde viria sem Imposto de Importação (o três-volumes C-Triomphe tem produção confirmada por lá; saiba mais). O motor de 180 cv também foi descartado (leia boxe). Com isso, é pelo três-portas trazido da França, em acabamento esportivo VTR e com o motor de 143 cv, que o C4 estréia no mercado nacional por um preço sugerido muito interessante: R$ 69.800.

Por esse valor o carro vem bem-equipado de série: ar-condicionado automático com duas áreas de ajuste, seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e cortinas), controles de estabilidade (desligável) e de tração, freios com sistema antitravamento (ABS) e assistência adicional, limitador e controlador de velocidade, faróis e limpador de pára-brisa automáticos, volante ajustável em altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo e rádio/CD com MP3, entre outros. Os únicos opcionais são bancos revestidos em couro e faróis autodirecionais com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos. Só três cores estão disponíveis: preto, prata e vermelho.

A Citroën não esconde sua intenção de conquistar o público órfão pela descontinuação do Audi A3 brasileiro — o importado de segunda geração parte de R$ 100 mil. A empresa pretende vender 400 unidades por mês, o que nos parece muito. Embora tenha só três portas, o VTR competirá com Astra SS (127,6 cv, R$ 64,1 mil), Stilo Schumacher (122 cv, R$ 71,2 mil), Focus Ghia (147 cv, R$ 63,6 mil) e Peugeot 307 Griffe (143 cv, R$ 73,4 mil), sendo que o último só vem com câmbio automático. Embora não traga de série todos os itens de alguns desses modelos, como rodas de 16 ou 17 pol, bancos de couro e teto solar, surpreende como o C4 é competitivo, mesmo pagando 35% de imposto de importação. Além disso, os demais estão no mercado há pelo menos quatro anos, o que dá ao Citroën o atrativo de novidade.

O desenho é certamente um ponto alto do C4. Esta versão de carroceria, que a fábrica chama de cupê mas é na verdade um hatchback, tem linhas bem diferentes do cinco-portas da metade para trás, em um conceito lançado nos anos 90 pelo Corsa e pelos Fiats Brava/Bravo e que hoje tem vários seguidores. Enquanto o outro modelo é comportado, tradicional, o três-portas aposta na ousadia, com o vidro traseiro em duas seções — uma quase horizontal e outra vertical, na qual fica o pequeno limpador.

Se não é inédita (já foi usada no Maserati Khamsin de 1972, no Honda CR-X de 1983 e no Mercedes-Benz Classe C Sport Coupé de 2001), a solução é incomum em nossas ruas e certamente chama atenção. A visibilidade traseira é adequada, ainda que a divisão entre os vidros apareça à meia-altura no retrovisor interno. Continua

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Data de publicação: 12/9/06

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