Com 6 cv a mais com álcool
e aerodinâmica melhor, seria esperada pequena vantagem do C4 em
velocidade máxima. E então ele aparece na simulação, desenvolvida para o
Best Cars pelo consultor
Iran Cartaxo, com 14 km/h a mais que o Focus. O que aconteceu?
Resposta: acerto de câmbio. A Citroën calculou a quinta marcha
para superar a rotação de maior potência (6.000 rpm), arranjo
típico de carros esportivos, de modo a obter a maior velocidade
possível. Já a Ford deixou seu modelo 9% mais longo do que o
ideal para esse fim: alcança apenas 5.300 rpm, 700 abaixo da
potência máxima. Naturalmente, há um preço a se pagar por essa
escolha da marca francesa — 300 rpm a mais a 120 km/h, o
bastante para dar sensação de "pedir marcha" quando associadas
ao funcionamento um pouco áspero do motor.
O C4 é também mais rápido para acelerar, com 0-100 em 0,7
segundo a menos, ambos com gasolina, ou 1,2 s a menos ao usar
álcool. A ligeira vantagem de peso contribui. O Focus, porém,
reduz essa diferença para 0,3 e 0,5 s (na ordem) na prova de 0 a
400 metros, pois a conclui a 130 km/h ainda em terceira marcha,
enquanto o C4 requer mudança para quarta para alcançar 133 km/h.
Nas retomadas o Citroën sobressai com facilidade, caso do tempo
de 9,3 ou 8,6 s para passar de 80 a 120 em quarta, ante 11,9 s
do Ford — novo efeito benéfico do câmbio curto.
Então, a única vantagem das marchas mais longas do Focus é
viajar com menor rotação? Não, é útil também para baixar o
consumo. Apesar de mais pesado e com pior aerodinâmica, ele
obtém 1,1 km/l a mais no ciclo rodoviário e 1,2 a mais no urbano
— com gasolina, claro, pois não é flexível. O que precisa ser
considerado é que, ao usar álcool, o C4 pode trazer menor custo
por quilômetro rodado em algumas regiões do País, ao menos em
parte do ano.
A título de curiosidade, um Focus similar (mas da versão Ghia,
pouco mais pesada que a GLX) da geração anterior havia obtido,
em
comparativo em junho do ano passado, máxima de 200,9 km/h,
0-100 em 9,6 s, consumo urbano de 8,6 e rodoviário de 12 km/l.
Portanto, o novo anda bem menos (por conta de maior peso, área
frontal ampliada e potência 2 cv menor), mas consome tanto
quanto o anterior. |

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