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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Com 6 cv a mais com álcool e aerodinâmica melhor, seria esperada pequena vantagem do C4 em velocidade máxima. E então ele aparece na simulação, desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo, com 14 km/h a mais que o Focus. O que aconteceu? Resposta: acerto de câmbio. A Citroën calculou a quinta marcha para superar a rotação de maior potência (6.000 rpm), arranjo típico de carros esportivos, de modo a obter a maior velocidade possível. Já a Ford deixou seu modelo 9% mais longo do que o ideal para esse fim: alcança apenas 5.300 rpm, 700 abaixo da potência máxima. Naturalmente, há um preço a se pagar por essa escolha da marca francesa — 300 rpm a mais a 120 km/h, o bastante para dar sensação de "pedir marcha" quando associadas ao funcionamento um pouco áspero do motor.

O C4 é também mais rápido para acelerar, com 0-100 em 0,7 segundo a menos, ambos com gasolina, ou 1,2 s a menos ao usar álcool. A ligeira vantagem de peso contribui. O Focus, porém, reduz essa diferença para 0,3 e 0,5 s (na ordem) na prova de 0 a 400 metros, pois a conclui a 130 km/h ainda em terceira marcha, enquanto o C4 requer mudança para quarta para alcançar 133 km/h. Nas retomadas o Citroën sobressai com facilidade, caso do tempo de 9,3 ou 8,6 s para passar de 80 a 120 em quarta, ante 11,9 s do Ford — novo efeito benéfico do câmbio curto.

Então, a única vantagem das marchas mais longas do Focus é viajar com menor rotação? Não, é útil também para baixar o consumo. Apesar de mais pesado e com pior aerodinâmica, ele obtém 1,1 km/l a mais no ciclo rodoviário e 1,2 a mais no urbano — com gasolina, claro, pois não é flexível. O que precisa ser considerado é que, ao usar álcool, o C4 pode trazer menor custo por quilômetro rodado em algumas regiões do País, ao menos em parte do ano.

A título de curiosidade, um Focus similar (mas da versão Ghia, pouco mais pesada que a GLX) da geração anterior havia obtido, em comparativo em junho do ano passado, máxima de 200,9 km/h, 0-100 em 9,6 s, consumo urbano de 8,6 e rodoviário de 12 km/l. Portanto, o novo anda bem menos (por conta de maior peso, área frontal ampliada e potência 2 cv menor), mas consome tanto quanto o anterior.
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  C4 Focus
gas. álc. gas.
Velocidade máxima 203,9 km/h 207,8 km/h 193,5 km/h
Regime à velocidade máxima (5a.) 6.100 rpm 6.200 rpm 5.300 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.600 rpm 3.300 rpm
Potência a 120 km/h 29 cv 32 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,0 s 9,5 s 10,7 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,0 s 16,8 s 17,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 31,1 s 30,7 s 31,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5ª. 13,4 s 12,6 s 17,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 4ª. 9,3 s 8,6 s 11,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 3ª. 6,9 s 6,4 s 7,8 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4ª. 9,3 s 8,6 s 11,7 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 3ª. 6,2 s 5,7 s 7,3 s
Consumo em cidade 7,4 km/l 5,3 km/l 8,6 km/l
Consumo em estrada 10,8 km/l 7,8 km/l 11,9 km/l
Consumo a 60 km/h 12,2 km/l 8,8 km/l 14,4 km/l
Consumo a 80 km/h 11,5 km/l 8,3 km/l 12,4 km/l
Consumo a 100 km/h 10,3 km/l 7,4 km/l 10,8 km/l
Consumo a 120 km/h 9,0 km/l 6,5 km/l 9,3 km/l
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O C4 consegue vantagem consistente em velocidade máxima e retomada e também vence em aceleração, mas o Focus é sempre mais econômico
Dados do fabricante
  C4 Focus
Velocidade máxima não disponível 204 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,5 s
Consumo em cidade 11,2 km/l
Consumo em estrada 15,8 km/l
Comentário técnico
> Os dois modelos mantêm motores já usados nos antecessores, só que com algumas atualizações. O Duratec da Ford, lançado na Europa em 2000 no Mondeo, foi adotado pelo Focus argentino em 2005 e, para equipar esta segunda geração, recebeu coletor de admissão de geometria variável e taxa de compressão mais alta. Lamenta-se, porém, a demora em torná-lo flexível em combustível, o que deixaria o carro mais atraente nestes tempos em que quase toda a concorrência oferece tal recurso.

O C4 vem com o motor que estreou aqui na Xsara Picasso, em 2001, e chegou a equipar o Xsara hatch em versão de 138 cv. Anos mais tarde ganhou variador do comando de admissão e, em 2008, passou a rodar também com álcool, chegando aos expressivos números atuais de potência e torque. O propulsor Peugeot-Citroën perde, no entanto, em relação r/l — 0,316 ante 0,298 do Focus — e isso explica em parte seu funcionamento mais áspero. Ao que parece, o Ford é superior também na absorção de asperezas do motor, pois a impressão é de vantagem ainda maior em r/l.

> Ao contrário do antecessor Xsara, que vinha com a típica suspensão traseira "à francesa" (independente por braço arrastado com barras de torção), o C4 usa o conceito simples e universal de eixo de torção e molas helicoidais.
Nesse ponto o Focus é mais refinado, pois mantém o sistema multibraço em que a geração passada foi inovadora na categoria, além de usar subchassi também na traseira. Saiba mais sobre cada tipo de suspensão.

> Também no Focus há três programas de funcionamento para a assistência eletroidráulica de direção: conforto, normal e esportivo. Conforme a escolha feita pelo motorista, por meio do mostrador central do painel, o "peso" da direção é maior ou menor e aumenta de diferentes formas conforme cresce a velocidade. Em modo esportivo, o volante está sempre mais pesado que no modo normal, e neste, mais firme que no modo de conforto.

Com o carro parado, o esportivo requer o dobro do esforço do modo conforto para girar o volante. A partir de 30 km/h os pesos se tornam mais próximos, mas a 80 km/h o esportivo ainda requer 65% mais esforço que o conforto; a 120 km/h exige 30% a mais, e a 180 km/h, 20% a mais. O ponto mais firme da direção chega antes no modo esportivo, a 120 km/h, enquanto os demais só o atingem a 180. A Ford definiu também que, em qualquer dos programas, a direção se torna mais leve quando o volante é girado com rapidez. O intuito é facilitar manobras de emergência, como desvios de obstáculos.

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