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Comparativo Completo

Sete por setenta

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Três nacionais, quatro importados: sete opções de hatches ao
redor de R$ 70 mil, mas alguns entregam mais pelo que se paga

Chevrolet Vectra
GT-X 2,0 Flexpower
4,28 m
121/128 cv
R$ 68.893*
 
Citroën C4 VTR
2,0 16V
4,27 m
143 cv
R$ 71.325*
 
Fiat Stilo Sporting
1,8 Flex
4,25 m
112/114 cv
R$ 60.890*
 
Ford Focus Ghia
2,0 16V
4,15 m
147 cv
R$ 66.705*
 
Nissan Tiida SL
1,8 16V
4,29 m
124 cv
R$ 64.290*
 
Peugeot 307 Feline 2,0 16V
4,21 m
143 cv
R$ 62.650*
 
Volkswagen Golf
Comfortline 2,0
4,20 m
116 cv
R$ 61.680*
 
* Preços sugeridos sem opcionais
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Pouco a pouco, segmentos do mercado que andavam quase esquecidos voltam a receber atenção dos fabricantes. Depois da "febre dos sedãs", que teve seu auge em 2006, chega a hora de reaquecer o interesse pelos hatches de porte médio, categoria que ficou cinco anos sem lançamentos nacionais desde a chegada do Stilo, em 2002. Em pouco mais de um ano, a Citroën passou a trazer da França o C4 VTR, a Volkswagen reestilizou o Golf, a Nissan iniciou a vinda do Tiida do México, a General Motors lançou o Vectra hatch e a Fiat retocou o Stilo.

É o bastante para justificar um novo supercomparativo, como já fizemos em 2002, 2003 e 2005. Somados aos conhecidos 307 e Focus, que vêm da Argentina, são sete modelos dentro de uma tolerância razoável dos quatro "Ps" que norteiam nossos confrontos. A proposta é a mesma: modelos médios com ampla dotação de equipamentos de conforto e segurança, aptos ao transporte familiar na cidade e em viagens e com certo apelo ao público jovem — e, à exceção do C4 por enquanto, com cinco portas. Em porte, a variação é de 13 centímetros em comprimento e 10 cm em distância entre eixos.

Dotados de motores de 1,8 e 2,0 litros, sendo quatro deles com quatro válvulas por cilindro e dois outros flexíveis, desenvolvem potência entre os 112 cv do Stilo (com gasolina) e os 147 cv do Focus. Uma faixa ampla, mas aceitável, pois as outras opções de motores dos modelos menos potentes — Abarth para o Stilo, GTI para o Golf — se afastariam muito da média do comparativo em um aspecto mais decisivo: preço, o quarto dos "Ps".

O objetivo foi obter proximidade de valores com grau de equipamentos similar, se possível bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS), revestimento dos bancos em couro, sistema de áudio e teto solar. Apenas dois trazem esse conjunto de série: o Focus Ghia, ao preço sugerido de R$ 67.530, e o Tiida SL, a R$ 65.230. Vectra GT-X (R$ 70.756), C4 VTR (R$ 75.365) e Golf Comfortline (R$ 72.740) não oferecem o teto e os dois últimos precisam de opcionais para compor o conjunto proposto, já que esta versão "de luxo" do Golf nem mesmo vem com bolsas infláveis ou ABS.

Na linha 307, a versão Griffe vem apenas com câmbio automático, pelo que optamos pela Feline de caixa manual, que fica sem teto nem couro, mas cai ao menor preço dos sete, R$ 63.600. Priorizamos o câmbio manual por ser o mais vendido nesse segmento, mas não haveria como deixar de fora do Stilo a caixa automatizada Dualogic, novidade que ainda não passara por nossa avaliação completa. O Sporting sai a R$ 71.926 com opções que incluem o câmbio (os valores citados aqui são com pintura metálica).

Definidos os oponentes, vamos ver como eles se saem. Continua

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Data de publicação: 10/6/08

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