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Chevrolet
Vectra
GT-X 2,0 Flexpower |
4,28 m |
121/128 cv |
R$ 68.893* |
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Fiat Stilo
Sporting
1,8 Flex |
4,25 m |
112/114 cv |
R$ 60.890* |
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Peugeot 307 Feline
2,0 16V |
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Volkswagen
Golf
Comfortline 2,0 |
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* Preços sugeridos sem
opcionais |
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Texto
e fotos:
Fabrício Samahá |
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Pouco a pouco, segmentos do mercado que andavam quase esquecidos voltam
a receber atenção dos fabricantes. Depois da "febre dos sedãs", que teve
seu auge em 2006, chega a hora de reaquecer o interesse pelos hatches de
porte médio, categoria que ficou cinco anos sem lançamentos nacionais
desde a chegada do Stilo, em 2002. Em pouco mais de um ano, a Citroën
passou a trazer da França o C4 VTR, a Volkswagen reestilizou o Golf, a
Nissan iniciou a vinda do Tiida do México, a General Motors lançou o
Vectra hatch e a Fiat retocou o Stilo.
É o bastante para justificar um novo supercomparativo, como já fizemos
em 2002,
2003 e
2005. Somados aos conhecidos 307 e
Focus, que vêm da Argentina, são sete modelos dentro de uma tolerância razoável dos quatro
"Ps" que norteiam nossos confrontos. A proposta é a mesma:
modelos médios com ampla dotação de equipamentos de conforto e
segurança, aptos ao transporte familiar na cidade e em viagens e com
certo apelo ao público jovem — e, à exceção do C4 por enquanto, com
cinco portas. Em porte, a variação é de 13 centímetros em
comprimento e 10 cm em distância entre eixos.
Dotados de motores de 1,8 e 2,0 litros, sendo quatro deles com quatro
válvulas por cilindro e dois outros
flexíveis, desenvolvem potência entre os 112 cv do Stilo (com
gasolina) e os 147 cv do Focus. Uma faixa ampla, mas aceitável, pois as
outras opções de motores dos modelos menos potentes — Abarth para o
Stilo, GTI para o Golf — se afastariam muito da média do comparativo em
um aspecto mais decisivo: preço, o quarto dos "Ps".
O objetivo foi obter proximidade de valores com grau de equipamentos
similar, se possível bolsas infláveis frontais, freios com sistema
antitravamento (ABS), revestimento dos bancos em couro, sistema de áudio
e teto solar.
Apenas dois trazem esse conjunto de série: o Focus Ghia, ao preço
sugerido de R$ 67.530, e o Tiida SL, a R$ 65.230. Vectra GT-X (R$
70.756), C4 VTR (R$ 75.365) e Golf
Comfortline (R$ 72.740) não oferecem o teto e os dois últimos precisam de
opcionais para compor o conjunto proposto, já que esta versão "de luxo"
do Golf nem mesmo vem com bolsas infláveis ou ABS.
Na linha 307, a versão Griffe vem apenas com câmbio automático, pelo que optamos pela Feline de caixa
manual, que fica sem teto nem couro, mas cai ao menor preço dos sete, R$
63.600. Priorizamos o câmbio manual por ser o
mais vendido nesse segmento, mas não haveria como deixar de fora do
Stilo a
caixa automatizada Dualogic, novidade
que ainda não passara por nossa avaliação completa. O Sporting sai a R$ 71.926 com opções que incluem
o câmbio (os valores citados aqui são com pintura metálica).
Definidos os oponentes, vamos ver como eles se saem.
Continua
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