 |
_ |
Citroën C4 GLX 1,6 16V Flex |
4,26 m |
110/113 cv |
R$ 56.680* |
|
|
 |
_ |
Ford Focus GLX 1,6 16V Flex |
4,34 m |
109/116 cv |
R$ 56.333* |
|
|
 |
_ |
Peugeot 307 Presence Pack 1,6 16V Flex |
4,20 m |
110/113 cv |
R$ 56.850* |
|
|
* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
|
Vinte ou trinta anos atrás, a cilindrada de 1,6 litro era uma espécie de
consenso em nossos carros de porte médio: Corcel, Del Rey, Passat, Monza
e outros modelos desse segmento ofereceram motores de tal deslocamento,
que com o tempo deram lugar a unidades maiores para lidar com o aumento
de peso e o acréscimo de itens de conforto, como ar-condicionado e
direção assistida. Muito tempo depois, os motores 1,6 voltam a ter
presença frequente no segmento médio, tendência reforçada pelo emprego
de tecnologias como quatro válvulas por cilindro, que os deixam tão potentes quanto os de 2,0 litros
daquela época.
Os dois hatches médios do grupo PSA — Citroën C4 e Peugeot 307 — eram
bons exemplos dessa utilização, que agora tem novo representante: o Ford
Focus de segunda geração com o moderno motor Sigma de quatro válvulas
por cilindro. O Best Cars decidiu colocá-los lado a lado, pois
são diretos concorrentes nos quatro "Ps" que norteiam nossos
comparativos.
Os carros têm a mesma proposta de uso: hatches de cinco portas
com espaço e desempenho suficiente para viagens familiares, sem deixar
de ser práticos no uso urbano. Parecem-se no porte, em que o
maior (Focus) supera o menor (307) em 14 centímetros no comprimento e em
4 cm na distância entre eixos, esta igual nos dois modelos da PSA. A potência dos dois motores está próxima: 109 cv com gasolina e 116
com álcool no Ford, 110 e 113 cv nos demais, que usam a mesma unidade. E
também estão equilibrados em preço. Com os freios antitravamento
(ABS) opcionais, que os demais trazem de série, e todos com pintura
metálica, o Focus GLX custa R$ 56.333 e fica muito próximo do C4 GLX, de
R$ 56.680, e do 307 Presence Pack, que sai a R$ 56.850.
Continua
|