Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Na medida de cada um

Clique para ampliar a imagem

Com a mesma cilindrada de 1,6 litro e preços quase iguais, Focus, C4 e 307
buscam atrair sua preferência com base em diferentes argumentos

Texto e fotos: Fabrício Samahá
_
Citroën C4
GLX 1,6
16V Flex
4,26 m
110/113 cv
R$ 56.680*
 
_
Ford Focus
GLX 1,6
16V Flex
4,34 m
109/116 cv
R$ 56.333*
 
_
Peugeot 307
Presence Pack
1,6 16V Flex
4,20 m
110/113 cv
R$ 56.850*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

Vinte ou trinta anos atrás, a cilindrada de 1,6 litro era uma espécie de consenso em nossos carros de porte médio: Corcel, Del Rey, Passat, Monza e outros modelos desse segmento ofereceram motores de tal deslocamento, que com o tempo deram lugar a unidades maiores para lidar com o aumento de peso e o acréscimo de itens de conforto, como ar-condicionado e direção assistida. Muito tempo depois, os motores 1,6 voltam a ter presença frequente no segmento médio, tendência reforçada pelo emprego de tecnologias como quatro válvulas por cilindro, que os deixam tão potentes quanto os de 2,0 litros daquela época.

Os dois hatches médios do grupo PSA — Citroën C4 e Peugeot 307 — eram bons exemplos dessa utilização, que agora tem novo representante: o Ford Focus de segunda geração com o moderno motor Sigma de quatro válvulas por cilindro. O Best Cars decidiu colocá-los lado a lado, pois são diretos concorrentes nos quatro "Ps" que norteiam nossos comparativos.

Os carros têm a mesma proposta de uso: hatches de cinco portas com espaço e desempenho suficiente para viagens familiares, sem deixar de ser práticos no uso urbano. Parecem-se no porte, em que o maior (Focus) supera o menor (307) em 14 centímetros no comprimento e em 4 cm na distância entre eixos, esta igual nos dois modelos da PSA. A potência dos dois motores está próxima: 109 cv com gasolina e 116 com álcool no Ford, 110 e 113 cv nos demais, que usam a mesma unidade. E também estão equilibrados em preço. Com os freios antitravamento (ABS) opcionais, que os demais trazem de série, e todos com pintura metálica, o Focus GLX custa R$ 56.333 e fica muito próximo do C4 GLX, de R$ 56.680, e do 307 Presence Pack, que sai a R$ 56.850. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 15/6/10

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade