Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Simulação de desempenho
Como acontece muitas vezes, a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo. trará algumas surpresas a quem analisar apenas elementos básicos dos carros, como a potência do motor.

Começa pela velocidade máxima: embora com 4 a 7 cv a menos que o Fiesta, o Gol o superou e foi o mais veloz, tanto com gasolina quanto com álcool. Sua principal vantagem é a aerodinâmica, refletida na menor potência consumida a 120 km/h, fator em que perde para Corsa e Palio, porém. O VW foi seguido pelo Ka, Corsa, Fiesta, Palio e Sandero — este prejudicado pela área frontal e o Cx elevados a ponto de ficar para trás do Fiat, que tem até 14 cv a menos.

Há outro elemento que afeta a máxima: cálculo de relações de marcha. O Palio está impecável nesse ponto ao "casar" a velocidade final com o regime de maior potência, em quinta. Os demais, para chegar a esse objetivo, precisariam ter a relação final dessa marcha encurtada em 5% (Gol) a 15% (Ka). Nota-se, porém, que alguns fabricantes preferiram deixar a quinta como sobremarcha e obter máxima em quarta, o que acontece no Ka e, apenas com gasolina, no Corsa e no Sandero (nestes, caso se use álcool, o motor ganha potência e a quinta pode ser escolhida, embora o resultado seja quase o mesmo da quarta). O caso mais típico é o do Ka, que anda 5 km/h a menos em quinta que em quarta.
Uma vantagem do câmbio longo desses carros é se trafegar a 120 km/h em quinta com menor rotação, sobretudo no Ka, no Gol e no Fiesta. O Palio é claramente o mais curto dos seis, como se espera pela menor potência do motor.

Na aceleração a relação peso-potência é fundamental, o que explica a vantagem por boa margem do Ka, único a fazer de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Nesta prova ele é seguido por Gol, Fiesta, Corsa, Sandero e Palio, na ordem. Interessante que, pelo baixo peso, o Fiat consegue ficar mais perto do Chevrolet e do Renault do que sua menor potência faria esperar. Quando se trata de retomar velocidade sem troca de marcha durante a manobra, porém, o câmbio longo prejudica. Nas duas simulações mais importantes o vencedor foi o Gol (que associa ao câmbio mais curto o motor com pico de torque a apenas 2.500 rpm), vindo atrás Ka, Palio/Corsa e Fiesta/Sandero — estas duplas em equilíbrio.

E o Corsa, que foi competente em desempenho mas sem se destacar, brilhou em consumo: venceu na maior parte das condições simuladas, exceto em duas velocidades constantes com uso de gasolina, em que abriu espaço para Fiesta e Palio por diferença mínima. Nos ciclos urbano e rodoviário, Gol e Sandero chegaram a piores resultados que os demais. De qualquer modo, a diferença entre o melhor e o pior nestes ciclos — com qualquer dos combustíveis — mal chegou a 1 km/l, o que revela equilíbrio.
Modelo Combust. Vel. máxima (km/h) Regime à máx. (rpm) / marcha Regime a 120 km/h (rpm) Potência a 120 (cv) Acel. 0 a 100 km/h (s) Acel. 0 a 400 m (s) Acel. 0 a 1.000 m (s)
Corsa gas. 174,0 6.300 / 4ª 3.500 28 13,2 18,7 34,1
  álc. 177,1 5.150 / 5ª 12,7 18,6 33,9
Palio gas. 169,2 5.500 / 5ª 3.900 29 13,9 19,2 35,1
  álc. 170,1 5.550 / 5ª 13,7 18,9 34,9
Ka gas. 175,9 5.800 / 4ª 3.150 33 9,8 17,0 31,3
  álc. 179,1 5.900 / 5ª 9,3 16,5 30,5
Fiesta gas. 172,6 4.850 / 5ª 3.350 33 12,7 18,4 33,8
  álc. 177,0 4.950 / 5ª 11,9 18,0 33,1
Sandero gas. 160,0 5.900 / 4ª 3.450 36 13,4 18,7 34,6
  álc. 161,0 4.650 / 5ª 13,0 18,6 34,5
Gol gas. 177,4 4.900 / 5ª 3.300 30 10,8 17,5 32,2
  álc. 179,5 4.950 / 5ª 10,7 17,4 32,0
Modelo Combust. Retomada (s) Consumo (km/l) Consumo em velocidade constante (km/l)
80-120
km/h (5ª)
60-100
km/h (4ª)
em cidade em estrada 60 km/h 80 km/h 100 km/h 120 km/h
Corsa gas. 19,5 12,8 9,8 13,8 15,6 14,4 13,0 11,5
  álc. 19,4 12,7 7,2 10,3 11,7 10,8 9,7 8,6
Palio gas. 18,7 12,9 9,5 13,5 14,8 14,1 13,0 11,6
  álc. 18,1 12,5 6,7 9,7 10,6 10,1 9,3 8,3
Ka gas. 18,8 12,7 9,4 13,1 15,0 13,6 12,2 10,7
  álc. 17,4 10,9 7,0 9,9 11,3 10,3 9,2 8,1
Fiesta gas. 20,9 13,1 9,6 13,3 15,7 13,8 12,0 10,3
  álc. 19,0 12,2 6,9 9,7 11,5 10,1 8,8 7,5
Sandero gas. 21,2 12,4 9,2 12,8 14,9 13,4 11,7 10,2
  álc. 20,5 11,8 6,5 9,2 10,7 9,7 8,5 7,4
Gol gas. 15,5 10,2 8,9 12,7 14,4 13,3 12,0 10,7
  álc. 14,9 9,9 6,4 9,3 10,5 9,7 8,7 7,8
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Gol em velocidade máxima e retomada, Ka em aceleração, Corsa em consumo: diferentes vencedores conforme o quesito de maior interesse
Dados dos fabricantes
Modelo Combust. Velocidade máxima
(km/h)
Aceleração
0 a 100 km/h (s)
Consumo em
cidade (km/l)
Consumo em
estrada (km/l)
Corsa gas./álc. 176 / 180 12,3 / 12,2 12,6 / 8,7 17,5 / 12,0
Palio gas./álc. 165 / 166 13,7 / 13,6 13,0 / 9,2 17,0 / 12,6
Ka gas./álc. 174 / 178 12,4 / 11,5 ND
Fiesta gas./álc. 174 / 180 12,4 / 11,7 ND
Sandero gas./álc. 172 / 174 12,1 / 11,7 ND
Gol gas./álc. 190 / 192 9,8 / 9,6 13,1 / 8,8 18,5 / 12,4

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade