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Desempenho dos melhores, grande estabilidade e rodar
confortável são atributos do Punto, que perde
eficiência com os faróis de refletor único
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O Fiesta consome menos, impressiona pelo acerto
de suspensão e vem com controle de estabilidade; o para-choque traz leds
como luz
diurna
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O Polo é mais um exemplo de
calibração bem feita para associar rodar macio e bom comportamento, mas
tem o desempenho mais modesto |
Se
em espaço — como vimos — esses pequenos não se destacam dos demais, em
um aspecto eles são referências na categoria: acerto de suspensão. As
três fábricas conseguiram um grande resultado na combinação entre
estabilidade e conforto de marcha, com destaque para o Fiesta, que
impressiona em ambos os aspectos. Em pisos ondulados, a qualidade de
rodagem chega a fazer imaginar que se usam pneus de perfil alto, não os
baixos 195/50 R 16 do carro avaliado. Seu comportamento em curvas é
excelente, uma qualidade já habitual nos Fords recentes, e há
controle de estabilidade
(que pode ser desativado pelo menu de configurações).
Mesmo sem tal dispositivo, Punto e Polo transmitem confiança ao
motorista, sendo confortáveis no rodar, e têm a vantagem de transpor
lombadas sem ruído de fim de curso. Ao Fiesta falta
batente hidráulico nos amortecedores,
para evitar o som "seco" ao passar por elas mais rápido, e um defletor
plástico sob o para-choque dianteiro insiste em raspar em quase todas.
Em contrapartida, o Ford volta a brilhar em direção: com a única
assistência elétrica (nos demais é hidráulica), tem o volante mais leve
do grupo em baixa velocidade, sem prejuízo da precisão em alta.
Nos três modelos os freios estão bem dimensionados em potência e
assistência e contam com sistema antitravamento (ABS), mas falta ao Polo
a distribuição eletrônica entre os eixos. Por falar em frenagem, no Fiesta o sistema tem
aplicação automática quando se está em aclive, ou de ré em declive, para
facilitar a saída: ao liberar o pedal de freio o carro permanece imóvel
por alguns segundos. Útil para qualquer motorista, é uma conveniência que deveria ser mais comum.
Em iluminação, o Punto fica em desvantagem pelo uso de refletor único
nos faróis, contenção de custos que não se justifica
nessa faixa de preço: os adversários, com refletores duplos, conseguem melhor resultado. O Fiesta hatch pode vir
com faixas de leds no para-choque
dianteiro, mas não traz os faróis de neblina usados na mesma posição
pelos dois concorrentes; já a lanterna traseira de nevoeiro equipa
apenas o Polo, e os repetidores laterais das luzes de direção, só VW e
Ford.
Vale notar que, ao contrário do sedã ou mesmo do Fusion, esse Fiesta vem
com a cor certa para nosso padrão — âmbar — nas luzes de direção
traseiras.
Outra novidade do Fiesta em sua categoria, no Brasil, está nos pequenos
espelhos convexos aplicados aos
retrovisores externos. O intuito é complementar os espelhos principais,
cujo campo visual é pequeno por ser exigida — por um inexplicável
anacronismo — a lente plana no lado esquerdo nos EUA. A solução cumpre
muito bem sua função, ao mostrar veículos em mais de uma faixa adjacente
ao carro de cada lado, mas a adaptação a ela nos parece mais complicada
que a retrovisores biconvexos, como os que equipavam o Focus em 2009.
Polo e Punto usam espelhos convexos nos dois lados, de campo visual
apenas razoável. O VW até 2011 vinha com biconvexo à esquerda, que tinha
campo maior no sentido horizontal, mas no vertical não atendia às normas
agora vigentes no País. Retrovisores à parte, o Ford mostra bom projeto
nas colunas dianteiras para não sacrificar a visibilidade, enquanto o
Fiat cria pontos cegos consideráveis. Também aqui o VW beneficia-se do
projeto antigo, de um tempo em que os para-brisas vinham mais à vertical
e as colunas estreitas eram comuns. Pela mesma razão, a visibilidade
lateral e traseira é superior no Polo e mais crítica no Fiesta.
O modelo mexicano leva vantagem importante em
segurança passiva ao oferecer a opção de sete
bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais de tórax nos bancos
dianteiros, duas cortinas para a área lateral de vidros e uma para os
joelhos do motorista), enquanto os oponentes vêm apenas com as frontais. Também exclusivos do Fiesta
são os pontos de fixação em padrão Latch para cadeiras infantis, que
dispensam o uso do cinto para sua amarração, e o cinto de três pontos
para o passageiro central traseiro, que conta com encosto de
cabeça tanto nele quanto no Fiat.
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