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Desempenho dos melhores, grande estabilidade e rodar confortável são atributos do Punto, que perde eficiência com os faróis de refletor único

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O Fiesta consome menos, impressiona pelo acerto de suspensão e vem com controle de estabilidade; o para-choque traz leds como luz diurna

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O Polo é mais um exemplo de calibração bem feita para associar rodar macio e bom comportamento, mas tem o desempenho mais modesto

Se em espaço — como vimos — esses pequenos não se destacam dos demais, em um aspecto eles são referências na categoria: acerto de suspensão. As três fábricas conseguiram um grande resultado na combinação entre estabilidade e conforto de marcha, com destaque para o Fiesta, que impressiona em ambos os aspectos. Em pisos ondulados, a qualidade de rodagem chega a fazer imaginar que se usam pneus de perfil alto, não os baixos 195/50 R 16 do carro avaliado. Seu comportamento em curvas é excelente, uma qualidade já habitual nos Fords recentes, e há controle de estabilidade (que pode ser desativado pelo menu de configurações).

Mesmo sem tal dispositivo, Punto e Polo transmitem confiança ao motorista, sendo confortáveis no rodar, e têm a vantagem de transpor lombadas sem ruído de fim de curso. Ao Fiesta falta batente hidráulico nos amortecedores, para evitar o som "seco" ao passar por elas mais rápido, e um defletor plástico sob o para-choque dianteiro insiste em raspar em quase todas. Em contrapartida, o Ford volta a brilhar em direção: com a única assistência elétrica (nos demais é hidráulica), tem o volante mais leve do grupo em baixa velocidade, sem prejuízo da precisão em alta.

Nos três modelos os freios estão bem dimensionados em potência e assistência e contam com sistema antitravamento (ABS), mas falta ao Polo a distribuição eletrônica entre os eixos. Por falar em frenagem, no Fiesta o sistema tem aplicação automática quando se está em aclive, ou de ré em declive, para facilitar a saída: ao liberar o pedal de freio o carro permanece imóvel por alguns segundos. Útil para qualquer motorista, é uma conveniência que deveria ser mais comum.

Em iluminação, o Punto fica em desvantagem pelo uso de refletor único nos faróis, contenção de custos que não se justifica nessa faixa de preço: os adversários, com refletores duplos, conseguem melhor resultado. O Fiesta hatch pode vir com faixas de leds no para-choque dianteiro, mas não traz os faróis de neblina usados na mesma posição pelos dois concorrentes; já a lanterna traseira de nevoeiro equipa apenas o Polo, e os repetidores laterais das luzes de direção, só VW e Ford. Vale notar que, ao contrário do sedã ou mesmo do Fusion, esse Fiesta vem com a cor certa para nosso padrão — âmbar — nas luzes de direção traseiras.

Outra novidade do Fiesta em sua categoria, no Brasil, está nos pequenos espelhos convexos aplicados aos retrovisores externos. O intuito é complementar os espelhos principais, cujo campo visual é pequeno por ser exigida — por um inexplicável anacronismo — a lente plana no lado esquerdo nos EUA. A solução cumpre muito bem sua função, ao mostrar veículos em mais de uma faixa adjacente ao carro de cada lado, mas a adaptação a ela nos parece mais complicada que a retrovisores biconvexos, como os que equipavam o Focus em 2009.

Polo e Punto usam espelhos convexos nos dois lados, de campo visual apenas razoável. O VW até 2011 vinha com biconvexo à esquerda, que tinha campo maior no sentido horizontal, mas no vertical não atendia às normas agora vigentes no País. Retrovisores à parte, o Ford mostra bom projeto nas colunas dianteiras para não sacrificar a visibilidade, enquanto o Fiat cria pontos cegos consideráveis. Também aqui o VW beneficia-se do projeto antigo, de um tempo em que os para-brisas vinham mais à vertical e as colunas estreitas eram comuns. Pela mesma razão, a visibilidade lateral e traseira é superior no Polo e mais crítica no Fiesta.

O modelo mexicano leva vantagem importante em segurança passiva ao oferecer a opção de sete bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais de tórax nos bancos dianteiros, duas cortinas para a área lateral de vidros e uma para os joelhos do motorista), enquanto os oponentes vêm apenas com as frontais. Também exclusivos do Fiesta são os pontos de fixação em padrão Latch para cadeiras infantis, que dispensam o uso do cinto para sua amarração, e o cinto de três pontos para o passageiro central traseiro, que conta com encosto de cabeça tanto nele quanto no Fiat.

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