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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Se fôssemos considerar os dados de fábrica, teríamos uma boa competição de velocidade entre Fiesta e Polo, à frente do Punto, e a vitória do VW sobre o Ford em aceleração, ambos atrás do Fiat neste último quesito. Mas decidimos tirar isso a limpo pela simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

Por mais que a VW quisesse, seu modelo de 104 cv não poderia andar junto com o Ford de 115 cv, nem à frente do Fiat de 117 (potências obtidas com álcool). E não só pela falta de cavalos, mas também pela pior aerodinâmica (percebida pelo consumo de 2 cv a mais a 120 km/h que no Fiesta, com pneus de mesma seção) e o cálculo de câmbio menos adequado que o do Fiat.

Explica-se: em velocidade máxima, o Punto fica pouco abaixo de seu pico de potência (5.500 rpm), o que o faz aproveitar melhor o motor para esse fim. O Polo está longo em cerca de 7% (pico a 5.250 rpm), de modo que só atinge 98 cv na máxima com álcool.

No Fiesta, a curiosidade: com gasolina a maior velocidade é conseguida em quarta, com 100 rpm de excesso (pico a 6.250 rpm), mas com álcool é melhor usar a quinta e ficar 500 rpm abaixo do pico (de 5.500 rpm), pois as curvas de potência são bem diferentes com um e outro combustível (veja gráficos). O Ford é o mais longo de quinta e por isso gira, a 120 km/h, pouco menos que o VW e bem menos que o Fiat.

E quanto à aceleração? Com as melhores relações peso-potência (compare na ficha técnica), Punto e Fiesta não deram chance para o Polo, havendo discreta vantagem para o Fiat na maior parte das provas simuladas, pois tem maiores potência e torque e câmbio mais curto. O Ford começa a se aproximar do oponente em velocidades mais altas por mérito da aerodinâmica superior.

Em retomadas, por sua vez, a curva de torque mais plana do Polo falou a seu favor e o deixou mais ágil que o Fiesta em algumas condições, aquelas em que o motor trabalha em rotação mais baixa. Mas em nenhum momento eles venceram o Punto, dono do motor mais vigoroso e do câmbio mais curto.

Fatores que pesaram contra o Fiat, porém, em consumo. Aqui, a combinação de aerodinâmica e câmbio longo rendeu as melhores marcas ao Ford, em cidade ou estrada, com gasolina ou álcool. Seus concorrentes ficaram em empate técnico. Mas não em autonomia: com o maior tanque de combustível, o Punto pode rodar bem mais entre os abastecimentos.
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  Punto Fiesta Polo
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 183,6 km/h 185,4 km/h 186,4 km/h 186,1 km/h 173,4 km/h 174,7 km/h
Regime à velocidade máxima 5.350 rpm 5.400 rpm 6.350 rpm 5.050 rpm 4.800 rpm 4.850 rpm
Marcha em velocidade máxima 5ª. 4ª. 5ª, 5ª.
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.500 rpm 3.250 rpm 3.300 rpm
Potência a 120 km/h 32 cv 30 cv 32 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,5 s 11,3 s 11,9 s 11,7 s 12,6 s 12,4 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,9 s 17,7 s 18,0 s 17,9 s 18,5 s 18,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32,8 s 32,7 s 32,9 s 32,7 s 33,8 s 33,7 s
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. 17,8 s 16,5 s 20,3 s 18,9 s 18,8 s 18,0 s
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. 12,3 s 11,9 s 13,4 s 12,8 s 14,1 s 13,6 s
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. 8,4 s 8,0 s 9,1 s 8,8 s 9,4 s 9,3 s
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. 11,9 s 11,2 s 13,0 s 12,4 s 12,0 s 11,6 s
Retom. 60 a 100 km/h em 3ª. 7,5 s 7,1 s 8,5 s 8,2 s 8,3 s 8,2 s
Consumo em cidade 9,0 km/l 6,3 km/l 9,7 km/l 7,0 km/l 8,8 km/l 6,3 km/l
Consumo em estrada 12,5 km/l 8,9 km/l 13,5 km/l 9,9 km/l 12,5 km/l 9,1 km/l
Autonomia em cidade 489 km 342 km 410 km 296 km 395 km 282 km
Autonomia em estrada 675 km 479 km 573 km 419 km 564 km 411 km
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
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Clique para ampliar a imagem Punto e Fiesta são os mais velozes e rápidos para acelerar e retomar, com ligeira vantagem para o Fiat; o Polo fica para trás em desempenho e — assim como o Punto — ainda perde para o Fiesta em consumo  
Dados dos fabricantes
   Punto Fiesta Polo
   gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 180 km/h 182 km/h 190 km/h 186 km/h 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,7 s 10,5 s 12,1 s 11,7 s 11,4 s 11,2 s
Consumo em cidade 12,0 km/l 8,1 km/l 11,0 km/l 7,5 km/l ND
Consumo em estrada 16,1 km/l 10,8 km/l 13,9 km/l 9,3 km/l ND
ND = não disponível
Comentário técnico
> Carro mexicano, motor brasileiro: o Sigma de 1,6 litro do Fiesta é fabricado em Taubaté, SP. Com a concepção mais moderna entre os três, é o único a usar alumínio no bloco, o que reduz o peso e torna mais eficaz a dissipação de calor. Contudo, a versão para o Brasil dispensa o variador de tempo de abertura das válvulas que equipa o carro vendido nos Estados Unidos, razão para que ofereça menor potência, embora com maior torque.

> Também nacionais, os motores E-Torq do Punto (feito em Campo Largo, PR, na fábrica da FTP que já foi Tritec) e EA-111 do Polo (produzido em São Carlos, SP) usam bloco de ferro fundido e uma só árvore de comando de válvulas, o que é atípico no caso da unidade Fiat de quatro válvulas por cilindro — o usual nesses motores é ter um comando para as válvulas de admissão e outro para as de escapamento. O Punto usa corrente metálica para transmitir movimento do virabrequim ao comando, solução favorável quanto à robustez e durabilidade, embora costume ser mais ruidosa que a correia dentada presente no Polo e no Fiesta.

> Apenas o motor Ford mantém-se dentro do limite convencionado (0,3) para a relação r/l, a fim de limitar as vibrações: tem o índice 0,297. No Polo e no Punto a r/l é quase a mesma: 0,314 e 0,316, na ordem.

> As suspensões usam os conceitos já bastante conhecidos no mercado, com colunas McPherson à frente, em conjunto apoiado em subchassi, e eixo de torção na traseira. Vantagem técnica do Fiesta é usar assistência elétrica na direção, pois dispensa fluido (mais favorável ao meio ambiente) e reduz o consumo de energia se comparada à assistência hidráulica dos demais modelos, em que a bomba é conectada ao motor por meio de correia.

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