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4,53 m |
155 cv |
R$ 102.160* |
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4,62 m |
170 cv |
R$ 108.500* |
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Preços sugeridos para os carros avaliados
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Eles surgiram praticamente juntos no exterior e chegaram ao Brasil na
mesma época, ainda na primeira geração. Havia muito em comum entre eles,
até mesmo o "R" e o "V" nos nomes-siglas, que significavam um veículo
para recreação. Com o tempo cresceram em porte e sofisticação, passando
a atender mais às necessidades de espaço das famílias e menos aos jovens
que buscavam um utilitário esporte leve e prático. Com a chegada de sua
quarta geração, o Honda CR-V encontra pela primeira vez no Best Cars
o Toyota RAV4.
Nascidos como concorrentes diretos, eles assim permanecem e por isso
estão próximos nos quatro "Ps" que definem nossos comparativos. Sua
proposta de uso é a mesma, pois são utilitários esporte dentro
da concepção moderna desses veículos — com estrutura
monobloco, suspensões independentes e
comportamento de automóvel — e oferecem espaço e conforto para uso
familiar, sem abrir mão da capacidade de ir um pouco além dos carros
comuns quando o asfalto termina... mas não muito longe,
pois a proposta não é de um puro fora-de-estrada.
Em porte, as diferenças não passam de
9 centímetros em
comprimento e 4 cm em distância entre eixos, sendo o Toyota o maior
deles. Em potência,
o RAV4 com seu motor de 2,4 litros e 170 cv supera por certa margem o
CR-V com sua unidade de 2,0 litros e 155 cv, ambos dotados de quatro
válvulas por cilindro e algum tipo de variação do comando. As caixas de
câmbio automáticas são de série nessas versões.
Quanto ao preço, a Honda beneficia-se duplamente da
produção de seu carro no México: já ficava isenta de Imposto de
Importação e, este ano, escapou do aumento de Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI). Já a Toyota traz seu modelo do Japão, o que o
penaliza em ambos os tributos; de quebra, ele ainda fica em faixa
superior de IPI por causa da cilindrada acima de 2,0 litros. Com isso, o
CR-V em versão de topo EXL, com tração integral, tem preço menor (R$
102.600) que o do RAV4 de entrada, com tração apenas dianteira e menor conteúdo de
série (R$ 108.500), o que não invalida a comparação entre esses arquirrivais.
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