Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Pioneirismo revisitado

Clique para ampliar a imagem

Honda CR-V e Toyota RAV4, os criadores do segmento de utilitários
esporte com jeito de automóvel, medem forças na faixa de R$ 100 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Honda CR-V EXL 2,0 16V
4,53 m 155 cv R$ 102.160*
 
 
Toyota RAV4 2,4 16V
4,62 m 170 cv R$ 108.500*
 

Preços sugeridos para os carros avaliados


 

Eles surgiram praticamente juntos no exterior e chegaram ao Brasil na mesma época, ainda na primeira geração. Havia muito em comum entre eles, até mesmo o "R" e o "V" nos nomes-siglas, que significavam um veículo para recreação. Com o tempo cresceram em porte e sofisticação, passando a atender mais às necessidades de espaço das famílias e menos aos jovens que buscavam um utilitário esporte leve e prático. Com a chegada de sua quarta geração, o Honda CR-V encontra pela primeira vez no Best Cars o Toyota RAV4.

Nascidos como concorrentes diretos, eles assim permanecem e por isso estão próximos nos quatro "Ps" que definem nossos comparativos. Sua proposta de uso  é a mesma, pois são utilitários esporte dentro da concepção moderna desses veículos — com estrutura monobloco, suspensões independentes e comportamento de automóvel — e oferecem espaço e conforto para uso familiar, sem abrir mão da capacidade de ir um pouco além dos carros comuns quando o asfalto termina... mas não muito  longe, pois a proposta não é de um puro fora-de-estrada.

Em porte,  as diferenças não passam de 9 centímetros em comprimento e 4 cm em distância entre eixos, sendo o Toyota o maior deles. Em potência,  o RAV4 com seu motor de 2,4 litros e 170 cv supera por certa margem o CR-V com sua unidade de 2,0 litros e 155 cv, ambos dotados de quatro válvulas por cilindro e algum tipo de variação do comando. As caixas de câmbio automáticas são de série nessas versões.

Quanto ao preço,  a Honda beneficia-se duplamente da produção de seu carro no México: já ficava isenta de Imposto de Importação e, este ano, escapou do aumento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Já a Toyota traz seu modelo do Japão, o que o penaliza em ambos os tributos; de quebra, ele ainda fica em faixa superior de IPI por causa da cilindrada acima de 2,0 litros. Com isso, o CR-V em versão de topo EXL, com tração integral, tem preço menor (R$ 102.600) que o do RAV4 de entrada, com tração apenas dianteira e menor conteúdo de série (R$ 108.500), o que não invalida a comparação entre esses arquirrivais.

Concepção e estilo
Conforto e conveniência
Mecânica, comportamento e segurança
Comentário técnico
Simulação de desempenho
Preços
Equipamentos de série e opcionais
Custo-benefício
Nossas notas
Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 7/7/12

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade