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O Strada é um pouco mais rápido, mas sofre com aerodinâmica e peso desfavoráveis; os faróis baixos do tipo elipsoidal são muito eficientes

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Rodar suave, menor consumo e baixa rotação em viagem são pontos positivos no Saveiro, mas seus pneus de asfalto não servem para lama

Mecânica, comportamento e segurança

Há muitas características técnicas em comum entre os motores (saiba mais) agora que o Saveiro adotou o da linha EA, deixando de lado o tradicional AP, enquanto o Strada permanece com a unidade fornecida pela ex-sócia General Motors. Assim. a diferença de 200 cm³ em cilindrada a favor do Fiat reflete-se em potência e torque superiores: 112 cv e 17,8 m.kgf com gasolina, 114 cv e 18,5 m.kgf com álcool, ante 101 cv/15,4 m.kgf e 104 cv/15,6 m.kgf do VW. Nos dois casos, o baixo regime de torque máximo (2.800 e 2.500 rpm, na ordem) indica boa disposição nas rotações inferiores, o que é bem-vindo sobretudo nesse tipo de veículo.

A vantagem em desempenho é, como se espera, do Strada — mas por pequena margem. Com 125 kg a mais de peso e pior aerodinâmica, ele supera o Saveiro por pouco em aceleração e quase empatam em velocidade máxima, com o Fiat bem na dianteira só nas retomadas. Ele é realmente mais ágil em qualquer situação — em especial em baixas rotações, nas quais o Saveiro parece um pouco preguiçoso —, mas não tanto quanto os valores de torque fariam supor. Os dois motores são relativamente silenciosos, mas produzem certa vibração em altos giros, dentro do normal para picapes. O VW mostra-se mais econômico em todas as condições de uso (leia análise detalhada).

A nova geração do Saveiro compartilha com Gol, Fox, Polo e Golf um câmbio muito agradável de usar, bastante leve e preciso, dos melhores do mercado nacional. Deixa para trás o do Strada, que é apenas bom. A Fiat poderia eliminar o anel-trava para engate da marcha à ré, dispensável por existir bloqueio interno contra acionamento inadequado. Já a VW precisa da trava por meio de pressão na alavanca, pois sua ré está na mesma posição da primeira marcha. Ainda em transmissão, o bloqueio de diferencial do Strada (saiba mais) é um bom recurso auxiliar em caminhos difíceis, onde pode fazer a diferença entre voltar a rodar e ficar atolado com uma roda dianteira girando em falso.

Os fabricantes seguiram caminhos diferentes para a suspensão traseira (saiba mais), o que explica os comportamentos distintos. O Saveiro, assim como o Montana, parece um automóvel com molas e amortecedores mais firmes na traseira, sem chegar a ser desconfortável. Já o Strada não nega a origem utilitária de seu conceito de suspensão posterior: é um tanto duro, apesar de ter capacidade de carga até menor. Com algum peso na caçamba, naturalmente, ambos se tornam mais confortáveis. Em estradas de terra eles se saem bem, mas os pneus do Fiat (Pirelli Scorpion ATR) estão mais aptos a lidar com lama que os do VW (Pirelli P3000) pelos sulcos maiores.

O comportamento dinâmico do VW também agrada mais, em parte pelos pneus mais voltados ao asfalto e com perfil mais baixo (205/60 R 15 contra 205/70 R 15), em parte pela própria diferença de suspensão. Mas o Strada também oferece boa desenvoltura nas curvas, o que pode surpreender que espera instabilidade por sua altura de rodagem ou perfil de pneus. A grande distância entre eixos dos dois modelos, 2,75 metros, ajuda nas curvas de alta. E passam muito bem por lombadas, embora na Strada Locker os amortecedores dianteiros com sistema Powershock se mostrem muito duros a partir de certo ponto de seu curso, causando algum desconforto quando a carroceria se movimenta mais ao passar pelos obstáculos.

Há equilíbrio quanto a direção, que conta com assistência hidráulica bem acertada nos dois, e a freios, que oferecem opção de sistema antitravamento (ABS). Os sistemas de iluminação trazem nova semelhança, com faróis de duplo refletor, unidades de neblina e terceira luz de freio. Vantagem do Saveiro é a luz traseira para nevoeiro. Já o Strada adiciona repetidores laterais das luzes de direção, faróis de longo alcance (que na prática iluminam muito pouco a mais que o facho alto) e os baixos principais usam a tecnologia elipsoidal, que resulta em grande eficiência e precisão no corte de facho. Com boa visibilidade em qualquer direção, eles contam com grandes retrovisores externos, mas só o Fiat usa espelho convexo no lado esquerdo, de maior campo visual. Bolsas infláveis frontais como opção deixam-nos empatados também em segurança passiva. Continua

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Com suspensões traseiras diferentes, rodam de maneiras distintas: o Strada é firme e parece mais um picape; o Saveiro oferece mais conforto

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