O que comprar com R$ 40 mil Seis médio-pequenos
com potência e preço próximos: |
|
Pronto! Depois de algum tempo aturando a falta de potência, torque, espaço e conforto de um carro de 1,0 litro -- talvez com escala em um pequeno de 1,6 a 1,8 litro --, você chegou à classe dos
hatchbacks médio-pequenos, ou dos "quatro metros", em alusão ao comprimento médio desses modelos anos atrás (hoje estão um pouco
mais longos). |
O Focus (esq.) tem as linhas mais ousadas. O Astra, algo conservador, ainda agrada Os quatro maiores fabricantes nacionais estão bem representados na faixa de preço
(R$ 40.000) e potência escolhida para este comparativo: a Ford com o Focus 1,8 de 115 cv, a
Chevrolet com o Astra CD 2,0 de 116 cv, a Fiat com o Brava ELX 1,6 de 106 cv e a Volkswagen com dois
Golfs, o 1,6 de 101 cv e o 2,0 de 116 cv. Outras opções comparáveis são o Peugeot 306 1,8 de 112 cv,
o Renault Mégane RXE 1,6 de 110 cv e o Citroën Xsara Exclusive, de mesma cilindrada e potência. |
O Golf
inspira robustez, o Brava (dir.) dinamismo. Lançado em 1995, ainda
tem admiradores |
Concepção
e estilo
Temos lado a lado um modelo lançado na Europa em 1995 (Brava), três em 1997 (Astra, Golf e Xsara) e um em 1998 (Focus), portanto todos já ultrapassando sua meia-vida. O Fiat é o único já substituído lá fora, pelo Stilo,
que chega este ano ao Brasil. Essa diferença em idade coincide com a variação de temas: linhas arredondadas no Brava, arestas e ângulos no Focus e formas mais retilíneas nos três outros modelos. |
O Xsara é o único já reestilizado. Rodas de 15 pol deixam o Golf 1,6 (dir.) igual ao 2,0 Todos são equilibrados e mantêm seus admiradores, embora com algumas restrições. As lanternas elevadas do Focus e a traseira "limpa" resultante não agradam a todos, assim como as luzes em três segmentos do Brava e os grandes faróis do Xsara. Este ficaria melhor com uma traseira mais arredondada, pois a atual destoa da frente adotada em 2001. Golf e Astra são mais conservadores, lembrando muito as gerações anteriores, e por isso provocam neutralidade --
nem tanta rejeição, nem tanto entusiasmo. Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail
Data de publicação deste artigo: 26/3/02
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados