Best Cars Web Site
Carros do Passado

Charme e desempenho

No período pré-guerra a BMW apresentou o 328, que se
tornaria um dos mais importantes carros de sua história

Texto: Marcelo Ramos - Edição: Fabrício Samahá e Bob Sharp

O que é um roadster? Segundo os entusiastas, roadster significa um automóvel conversível de apenas dois lugares, traseira curta, capô longo, altura e peso reduzidos, com estilo esportivo que remete à liberdade — ou seja, um carro charmoso para quem gosta de dirigir e de aproveitar os prazeres da vida. Contudo, esse tipo de carro algumas vezes se torna um mito das pistas e um recordista de vitórias.

E um desses afamados, raros e bem-sucedidos roadsters foi o BMW 328. Desenvolvido para substituir o esportivo 319/1 de 1,9 litro, foi concebido em curto espaço de tempo e com poucos recursos. Isso levou a um desenho simples, sem tanto refinamento como o de seu antecessor, mas que não deixava a desejar em estilo e qualidade. Sua missão era desbancar os temidos Alfa Romeo 6C e 8C, que conquistavam a maioria dos títulos disputados na época.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O capô com saídas de ar entalhadas, as cintas que o mantinham fechado, as
rodas traseiras quase encobertas: elementos do charmoso estilo do 328

O roadster da marca bávara foi apresentado em 1936. Nesse ano Hitler já era o chefe supremo da Alemanha e Berlim recebia atletas do mundo inteiro para os Jogos Olímpicos. Pouco antes dos jogos, que foram eternizados pelas magistrais imagens da cineasta Leni Riefenstahl (que fez 100 anos em 2002 e continua na ativa) em Os Deuses do Estádio, o piloto Ernst Henne conquistava a prova anual de Eifel, no famoso circuito de Nürburgring, em 14 de junho, a bordo do BMW ainda por ser lançado.

Construído sobre um chassi tubular desenvolvido por Fritz Fielder e com carroceria de alumínio, o novo esportivo apresentava belas linhas e baixo peso, 830 kg, que contrastavam com os carros da época. Grandes pára-lamas dianteiros, pequenas portas e pára-brisa apontavam a esportividade do estilo, que ganhava identidade pela grade em “duplo rim” que tomava praticamente toda a frente do carro.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O chassi tubular e a carroceria de alumínio contribuíam para o baixo peso e o notável
comportamento dinâmico do roadster, que logo seria um vencedor de corridas

Mas o grande destaque do 328 era o capô: longo e afivelado por dois cintos de couro como travas de segurança, tinha entalhadas saídas de ar laterais, que denunciavam o comportamento do propulsor que abrigava. O estepe vinha graciosamente encaixado num recesso sobre a tampa do pequeno porta-malas. Continua

Carros do Passado - Página principal - e-mail

Fotos: divulgação - Data de publicação: 26/7/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados