Seguindo essas exigências, engenheiros alemães e italianos concluíam, em 1939, sua mais nova criação em conjunto. O cupê foi construído com base nos últimos recursos tecnológicos sobre aerodinâmica, estabelecidos pelo alemão Wunibald Kamm, para reduzir ao máximo a resistência do ar. As linhas se tornavam ainda mais suaves e homogêneas, com as laterais lisas, sem vincos, apenas com saídas de ar no capô. |
O Coupé
Touring na Mille Miglia de 1940: formas arredondadas e uma As rodas traseiras
continuavam ocultadas por saias e o teto, confeccionado em forma de
gota, se afunilava até a traseira. Graças ao emprego de alumínio na
carroceria, o peso do cupê era de apenas 780 kg, que somado às linhas
e à potência do seis-cilindros faziam dele um carro muito veloz. Deste
projeto também saiu o 328 Touring Roadster, que era idêntico ao cupê,
diferenciado apenas pela ausência do teto — e pelo baixíssimo peso de
700 kg. |
O mesmo modelo retorna à prova italiana, em 2002, agora destinada a carros antigos Em 27 de maio de 1939 a BMW surpreendia a Europa com um de seus maiores feitos, elevando ainda mais a estirpe do 328. Sob o comando de Príncipe Schaumberg-Lippe e de Hans Wencher, o cupê conquistava a vitória na categoria 2,0-litros na prestigiada 24 Horas de Le Mans, e ficava em quinto lugar na classificação geral. Sua velocidade média fora de 132,8 km/h, o que elevou o antigo recorde em quase 10%. Era um feito incrível, pois os primeiros lugares regularmente eram obtidos por bólidos equipados com motores de 3,0 a 4,5 litros. Continua |
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