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Carros do Passado

Seguindo essas exigências, engenheiros alemães e italianos concluíam, em 1939, sua mais nova criação em conjunto. O cupê foi construído com base nos últimos recursos tecnológicos sobre aerodinâmica, estabelecidos pelo alemão Wunibald Kamm, para reduzir ao máximo a resistência do ar. As linhas se tornavam ainda mais suaves e homogêneas, com as laterais lisas, sem vincos, apenas com saídas de ar no capô.

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O Coupé Touring na Mille Miglia de 1940: formas arredondadas e uma
aerodinâmica ainda melhor, para atingir 220 km/h com os mesmos 135 cv

As rodas traseiras continuavam ocultadas por saias e o teto, confeccionado em forma de gota, se afunilava até a traseira. Graças ao emprego de alumínio na carroceria, o peso do cupê era de apenas 780 kg, que somado às linhas e à potência do seis-cilindros faziam dele um carro muito veloz. Deste projeto também saiu o 328 Touring Roadster, que era idêntico ao cupê, diferenciado apenas pela ausência do teto — e pelo baixíssimo peso de 700 kg.

A motorização era composta pelo mesmo seis-cilindros em linha de 1.971 cm³ (como no MM Roadster) e era equipado com o carburador triplo Solex 30 JF, gerando uma potência de 135 cv e velocidade máxima de 220 km/h. O cupê vinha ainda equipado com tanque de combustível de 100 litros, rodas de 17 pol e freios a tambor aletado de alumínio de 280 mm de diâmetro.

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O mesmo modelo retorna à prova italiana, em 2002, agora destinada a carros antigos

Em 27 de maio de 1939 a BMW surpreendia a Europa com um de seus maiores feitos, elevando ainda mais a estirpe do 328. Sob o comando de Príncipe Schaumberg-Lippe e de Hans Wencher, o cupê conquistava a vitória na categoria 2,0-litros na prestigiada 24 Horas de Le Mans, e ficava em quinto lugar na classificação geral. Sua velocidade média fora de 132,8 km/h, o que elevou o antigo recorde em quase 10%. Era um feito incrível, pois os primeiros lugares regularmente eram obtidos por bólidos equipados com motores de 3,0 a 4,5 litros. Continua

A réplica
O projetista italiano estabelecido na Suíça Franco Sbarro, criador de modelos inusitados (saiba mais), teve no BMW 328 a inspiração para um de seus primeiros trabalhos. Em 1974 era lançada sua réplica do roadster alemão, em que apenas alguns elementos — como os pneus muito mais largos — denunciavam não se tratar do original dos anos 30.

Sbarro oferecia quatro versões: básica, com motores BMW da época de 1,6 e 2,3 litros; America, com os seis-cilindros de 2,5 e 3,5 litros; Speciale, com um BMW modificado pela Alpina para 250 cv; e o 328 Baby, versão em escala 1:2 (50% do tamanho original) para crianças. Pela boa qualidade da réplica, consta que a marca alemã teria autorizado o uso por Sbarro do emblema da hélice estilizada.

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