Japonês, naturalizado americano
Depois do êxito do
Civic, a Honda investiu em um modelo |
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Se o leitor pensar em um
símbolo da invasão japonesa ao mercado de automóveis dos Estados Unidos,
há grande chance de chegar ao Honda Accord. Nas últimas quase três
décadas, o sedã médio-grande da marca fundada em 1948 por Soichiro Honda
conquistou uma crescente legião de adeptos, assumiu a liderança de
vendas entre carros de passeio naquele país e ganhou cidadania
americana, ao passar a ser fabricado localmente. |
O primeiro Accord em nada se parece com o atual: era um hatch de três portas, com apenas 4,1 metros de comprimento e motor 1,6-litro de 68 cv |
Mas era difícil
convencer parte do público, habituada a automóveis grandes, a fazer
tamanha concessão. Um carro maior que partilhasse as qualidades
daqueles modelos pequenos seria perfeito — e assim chegava aos EUA o
Accord, em 1976, no mesmo ano de seu lançamento no Japão. Como sua
carreira na América é mais relevante que no próprio país de origem, é
nessa versão o foco deste artigo (leia nos boxes sobre os modelos
japonês e europeu). |
Já em 1979 o modelo começava a crescer: chegava o sedã de quatro portas O motor de 1,6 litro desenvolvia modestos 68 cv e, graças à tecnologia CVCC, não precisava de catalisador nem do uso de gasolina sem chumbo para atender às normas de emissões poluentes dos EUA. Disponível no Civic desde o ano anterior, o CVCC (Controlled Vortex Combustion Chamber, câmara de combustão com turbilhonamento controlado) consistia em um projeto de cabeçote para favorecer a queima da mistura ar-combustível. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 20/3/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |