Estilo esportivo   Após perder a liderança de vendas, a Honda precisava de novidades para reacender o interesse pelo Accord. A quinta geração vinha no modelo 1994, que não crescia no comprimento ou no entreeixos — pelo contrário, perdia 1 cm em cada medida —, mas ganhava largura e potência e evoluía na aerodinâmica, suspensão e câmbio automático, além de trazer bolsas infláveis frontais em toda a linha e uma segurança em impactos laterais que se antecipava às normas americanas para 1997.

O mais europeu dos Accords americanos: a geração de 1994, que não crescia no comprimento, mas sim em potência e segurança

Seu desenho era jovial e esportivo, com linha de cintura mais alta, porta-malas imponente e colunas traseiras mais largas no sedã que lembravam as de um cupê. A perua, fabricada apenas nos EUA, acompanhava com elegância o estilo ao gosto europeu. Curiosamente, embora seja a preferida por alguns, essa geração não agradou muito ao mercado americano, gerando críticas por quem preferia as formas simples e funcionais da anterior.

Mas todos aprovaram as novidades técnicas, como os 5 cv adicionais nos motores do DX/LX (agora 130 cv) e do EX (145 cv), este inaugurando no Accord o uso do comando de válvulas variável VTEC. A caixa automática trazia uma lógica de operação que evitava a incômoda indecisão ao subir serras, comum em muitos modelos, quando o câmbio reduz e sobe marchas com freqüência de acordo com a pressão no acelerador. DX e LX podiam ter freios ABS.
Continua

Bolsas infláveis de série, motor VTEC de 145 cv na versão EX, câmbio automático mais elaborado: toda a linha Accord, a elegante Wagon inclusive, demonstrava novo passo evolutivo
Os especiais
O perfil comportado do Accord, durante muito tempo, o deixou praticamente de fora do mundo dos preparadores e das versões especiais da própria Honda. Isso só mudou em definitivo na sétima geração, que se tornou base para propostas bem interessantes. Nas últimas edições do SEMA Show, nos EUA, a divisão americana apresentou o Accord Concept Coupé e o Factory Performance/Ro_Ja Accord. Enquanto isso, no Salão de Genebra de 2003 a Honda européia mostrava o Accord Sports, criado a partir do sedã.
Em escala

Mesmo com 28 anos de carreira, há poucas opções de miniaturas do Accord. A Modifiers oferece o cupê de 1999 (acima), em verde e na escala 1:43, com acessórios para personalização: três jogos de pneus e rodas, escapamento cromado, capô simulando fibra de carbono. A geração atual japonesa é disponível na mesma escala pela Ebbro, em prata ou branco.

Entre as miniaturas plásticas, a renomada Tamiya reproduziu em 1:24 o modelo de competição — um colorido sedã quatro-portas — que foi campeão no Campeonato Japonês de Carros de Turismo em 1996 (abaixo).

É um modelo detalhado, com pormenores internos (incluindo bancos de corrida e estrutura tubular de proteção), de escapamento e da suspensão, mas sem motor.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados