O Audi 100 de terceira geração é, até hoje, produzido na China.
Tudo começou em 1986, com fabricação pela Shangai Volkswagen e
motor 1,8 de 90 cv. Dois anos depois a FAW (First Auto Works)
assumia a produção, de início com componentes alemães e mais
tarde com parte do conteúdo nacionalizado. Além do motor 1,8
havia opções de cinco cilindros e 2,25 litros (130 ou 170 cv) e
de V6 com 2,6 litros e 137 cv.
Em 1993 surgia uma
curiosa versão picape, dotada de motor 2,2 de quatro cilindros
fornecido pela Chrysler. Um modelo de entreeixos longo, usado
como carro oficial do governo (acima) e o motor V8 4,2 também
foram oferecidos. Era introduzida a quarta geração na China, mas
a anterior permanecia. |
Após três anos, a
Volkswagen associava-se à FAW e o 100 mais moderno era renomeado
FAW-VW 200, recebendo mais tarde os motores V6 2,4 de 129 cv e
até um V6 de 2,0 litros da Nissan. Na linha 2002 o modelo
antigo, chamado de Hongqi CA 7200, recebia nova frente (acima) e
passava a vir apenas com motor VW 1,8 ou Audi V6 2,4.
A terceira geração do 100 também foi lançada na África do Sul,
em 1983, com acabamento simples e sem tração integral, montada
com componentes importados. Era chamada de 400 (motor 1,8), 500,
500 E ou SE (motor 2,2, com injeção nos dois últimos). Em 1992 a
quarta geração era introduzida, com as mesmas designações 500.
Hoje a empresa vende o A6. |