A estrela, claro, era o V8 de 3,6 litros, 32 válvulas e 250 cv, que trazia na cobertura a inscrição 4 OHC, alusiva às quatro árvores de comando de válvulas — duas por bancada, porém, o que não era incomum. O torque máximo de 34,6 m.kgf aparecia a 4.000 rpm. Podia ter câmbio manual de cinco marchas ou, a partir de 1991, de seis, com opção pelo automático de quatro com controle eletrônico. |
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Todo o conforto que a Audi podia oferecer estava no V8, dos bancos esportivos de couro à assistência eletrônica de direção |
O V8 vinha de série com
tração integral Quattro de terceira geração, rodas de 8 x 16 pol
(opcionais de 8 x 17 pol) e direção com
assistência de controle eletrônico. Quando dotado de câmbio
automático, o diferencial Torsen dava lugar a um sistema de embreagem
multidisco com acionamento hidráulico — a Audi ainda não desenvolvera o
sistema Quattro para esse tipo de caixa. Entre os opcionais estavam
bolsas infláveis frontais, ajuste elétrico dos bancos, revestimento em
couro e toca-CDs para 10 discos. Na linha 1992 o motor passava a 4,2
litros, 280 cv e 40,8 m.kgf de torque, com o qual acelerava de 0 a 100
km/h em apenas 6,8 segundos. O V8 foi fabricado até 1994, quando deu
lugar ao A8. |
A quarta geração deixava o 100 mais arredondado, mas ainda lembrando muito o anterior. A perua Avant é que se tornava menos peculiar, com um vidro traseiro mais próximo da vertical |
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Motores, suspensão e muitos componentes do interior do C3 eram reaproveitados, no todo ou em parte. O estilo guardava identidade com o interior, embora estivesse mais arredondado e fosse mais alto (1,44 metro). A largura, porém, era menor (1,78 m) e o comprimento se mantinha em 4,79 m. A Avant, com o vidro traseiro em inclinação habitual de peruas, vinha em agosto do ano seguinte, mas não o 200: em seu lugar havia agora uma versão esportiva, a S4, com o motor turbo de 2.226 cm³ elevado a 230 cv e 35,7 m.kgf. Continua |
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