O primeiro dos musculosos
Carro médio, motor
grande: a receita deu certo e o GTO |
|
Muitos americanos estão
assistindo à chegada do novo Pontiac GTO,
na verdade uma versão adaptada para os Estados Unidos do
Holden Monaro australiano. Mas só uma
pequena parte desse público terá conhecido a real importância desse nome
na história do automóvel. Coube ao GTO inaugurar o segmento que hoje
conhecemos como muscle-cars, ou "carros musculosos" (conheça
outros modelos). |
A oferta do potente motor V8 389 e uma suspensão mais firme aplicados ao Tempest criaram o GTO, que iniciava sua carreira de sucesso em 1964 |
O que preocupava
Wangers era o desaparecimento dos carros e motores que, nas pistas ou
nas ruas — já que a produção para corridas implicava a oferta de
versões superpotentes no mercado —, despertavam o interesse dos
jovens. Sim, os jovens eram os responsáveis pelo crescimento da
Pontiac em vendas, tendo chegado ao terceiro lugar. Uma posição que a
empresa não poderia pôr a perder. |
Além do conversível, acima, a Pontiac oferecia o Sports Coupé e o Hardtop Coupé, com as mesmas opções de motores e até 348 cv de potência bruta |
Com o aval de John DeLorean, o engenheiro chefe da divisão (que na década de 80 produziria o carro esporte DMC-12), nascia ali o GTO, sigla que significava Gran Turismo Omologato (homologado para competição) nos Ferraris 250 que faziam fama nas pistas na época, de quem a Pontiac tomou emprestada. A estratégia funcionou, a ponto de a revista Car and Driver ter colocado os GTOs americano e italiano frente a frente na edição de março de 1964. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 13/12/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |