O imponente Phantom V Mas a versão que está mais presente em nossa memória é aquela sempre vista nos desfiles reais em Londres. O Phantom V foi apresentado em outubro de 1959. Imponente, tinha a carroceria construída pela famosa empresa Mulliner Park Ward, já da própria Rolls-Royce; media 6,04 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2 m de largura. As más línguas na época falavam que o comprimento dele havia servido de medida para posicionar os novos parquímetros londrinos... |
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Poucas unidades foram feitas do Phantom IV, logo após a guerra, com motor V8 e linhas sem a harmonia dos modelos anteriores |
Com dimensões tão
significativas, este automóvel de prestígio pesava 2.540 kg. Usava o
mesmo chassi do modelo Silver Cloud, porém alongado. O majestoso
três-volumes tinha quatro portas, linhas curvas bem típicas dos anos
1950, três janelas laterais e a parte traseira com uma leve queda
ressaltando o porta-malas. Na frente a bela e famosa grade do
radiador, que mantinha o desenho tradicional, havia ficado um pouco
menor e dividia a imponência com quatro faróis circulares. Nos
pára-lamas poderiam ser fixados barretes para a colocação de
bandeiras. |
A elegância estava de volta com o Phantom V, lançado em 1959: apesar de já antiquado à época, o estilo tinha toda a classe que a nobreza exigia e o motor V8 desenvolvia cerca de 220 cv |
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Seu motor V8 tinha o bloco em alumínio, 6,25 litros e potência estimada em 220 cv. Era alimentado por dois carburadores da marca SU. A caixa automática tinha quatro marchas e a tração era traseira. Com velocidade máxima de 160 km/h, era veloz o bastante para seu perfil de uso e fazia apenas 4 km/l — nada que incomodasse o proprietário típico. No entanto, a capacidade do tanque de gasolina de 110 litros dava-lhe boa autonomia. Os freios, com duplo circuito, eram a tambor: apesar do desempenho razoável, eram mais adequados para rodar em avenidas largas em baixa velocidade. Continua |
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