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Carros do Passado

O imponente Phantom V   Mas a versão que está mais presente em nossa memória é aquela sempre vista nos desfiles reais em Londres. O Phantom V foi apresentado em outubro de 1959. Imponente, tinha a carroceria construída pela famosa empresa Mulliner Park Ward, já da própria Rolls-Royce; media 6,04 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2 m de largura. As más línguas na época falavam que o comprimento dele havia servido de medida para posicionar os novos parquímetros londrinos...

Poucas unidades foram feitas do Phantom IV, logo após a guerra, com motor V8 e linhas sem a harmonia dos modelos anteriores

Com dimensões tão significativas, este automóvel de prestígio pesava 2.540 kg. Usava o mesmo chassi do modelo Silver Cloud, porém alongado. O majestoso três-volumes tinha quatro portas, linhas curvas bem típicas dos anos 1950, três janelas laterais e a parte traseira com uma leve queda ressaltando o porta-malas. Na frente a bela e famosa grade do radiador, que mantinha o desenho tradicional, havia ficado um pouco menor e dividia a imponência com quatro faróis circulares. Nos pára-lamas poderiam ser fixados barretes para a colocação de bandeiras.

Seu estilo já estava antiquado à época no lançamento, mas era clássico, tradicional e muito charmoso. Um digno freqüentador de palácios, castelos e... óperas. E pouco lembrava seu antecessor. Uma versão interessante de carroceria era aquela que tinha capota de lona a partir da coluna central. Desta forma os súditos de sua majestade podiam vê-la melhor. Nos tempos de hoje, porém, esta versão de desfile não seria segura.

A elegância estava de volta com o Phantom V, lançado em 1959: apesar de já antiquado à época, o estilo tinha toda a classe que a nobreza exigia e o motor V8 desenvolvia cerca de 220 cv

Seu motor V8 tinha o bloco em alumínio, 6,25 litros e potência estimada em 220 cv. Era alimentado por dois carburadores da marca SU. A caixa automática tinha quatro marchas e a tração era traseira. Com velocidade máxima de 160 km/h, era veloz o bastante para seu perfil de uso e fazia apenas 4 km/l — nada que incomodasse o proprietário típico. No entanto, a capacidade do tanque de gasolina de 110 litros dava-lhe boa autonomia. Os freios, com duplo circuito, eram a tambor: apesar do desempenho razoável, eram mais adequados para rodar em avenidas largas em baixa velocidade. Continua

Em escala

Atualmente não existem muitos Rolls em miniaturas. Nem em décadas anteriores foram muito produzidos. A Matchbox inglesa, porém, nunca esqueceu os automóveis britânicos. Fez o Phantom I (acima) na escala 1:45, em azul ou vinho com partes em preto, e o Phantom V na cor rosa claro metálico, com bancos brancos e rodas cinzas.

A Solido francesa reproduziu na escala 1:43 o Phantom III de 1939 (acima), em diversas opções de cor. Uma delas tem pára-lamas e estribos na cor azul e o resto da carroceria em prata; em outra, essas cores são preto e vinho, na ordem. Uma bela miniatura.

A inglesa Dambery Mint fez, em 1:36, o Phantom III Sedanca De Ville Cabriolet 1938. Bem caprichada. Outra marca famosa pelos modelos impecáveis, a Franklin Mint, tem o Phantom I de 1929 (acima) em 1:24, em opções vermelha e azul.

A Monogram, na coleção Museum Pieces, fez na escala 1:24 o Phantom II conversível (acima) em kit para montar. Na cor preta ou vinho, tinha a capota de "lona" branca. Detalhadíssimo e muito bem feito.

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