Na medida certa
Nos EUA e no Brasil, a
Chevrolet apostou em utilitários de |
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Em um país com ruas e
estradas amplas, grandes distâncias de costa a costa e combustível
barato, como os Estados Unidos, o tamanho dos veículos e de seus motores
nunca foi problema. Mesmo assim, a General Motors via-se obrigada a
pensar em redução de consumo com a segunda crise do petróleo, em 1979. A
Ford havia conquistado a liderança entre os picapes e o mercado caíra
pela metade entre 1978 e 1980. Era o momento de oferecer algo mais
prático, barato e econômico ao consumidor que migrava para os automóveis
médios e compactos. |
O Bedford KB 25 dos europeus: modelo gêmeo do Chevy LUV que a Isuzu fornecia à GM, com motor 1,8 e tração traseira ou 4x4 |
A gigante americana
então dispensou a cooperação nipônica e desenvolveu, ela própria, seu
sucessor: o Chevrolet S-10. Seguindo o conceito dos picapes japoneses,
era lançado em 1982 com dimensões compactas: 4,52 metros de
comprimento, 1,49 m de altura, pneus 195/75-14. Tinha cabine simples e
opção entre caçamba curta (entreeixos de 2,74 metros) e longa (3
metros) e duas capacidades de carga: 1.000 libras (455 kg) e 1.500
libras (682 kg). |
O primeiro S-10, em 1982: linhas retas, caçamba curta ou longa, tração traseira e motores 1,9 e V6 2,8 a gasolina |
Dois motores o equipavam:
um de quatro cilindros em linha, 1,9 litro, 82 cv (líquidos)
e 13,9 m.kgf de torque, fornecido pela Isuzu, e o V6 — o primeiro em um picape leve — de 2,8
litros, 110 cv e 20 m.kgf, ambos com comando de válvulas no bloco e
carburador de corpo duplo. Com câmbio manual de quatro marchas,
conseguiam um consumo interessante comparado ao dos modelos pesados e
seus enormes V8. Eram o que o mercado esperava. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 4/10/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |