Havia outra diferença no S10 nacional: o chassi utilizado com tração traseira era o mesmo do americano com tração integral, mais alto e reforçado. Tratava-se de opção da GMB para privilegiar a robustez, com o inconveniente de manter um "calombo" no assoalho dianteiro, no lado do passageiro, destinado à caixa de transferência da versão 4x4. |
O chassi era o do 4x4 americano, mais alto e robusto. Motores 2,5 turbodiesel e, em 1997, o V6 de 4,3 litros ampliaram o leque de opções |
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O leque de opções do
S10 não demorou a aumentar. Em novembro chegava o motor turbodiesel
Maxion HS (high speed, alta rotação) de 2,5 litros. Originário
dos Land Rovers ingleses, tinha um comportamento diferente dos enormes
diesel de cerca de 4,0 litros dos picapes pesados: era mais leve,
silencioso e suave, com 95 cv a 3.800 rpm e torque de 22,4 m.kgf a
1.800 rpm. Por força da legislação, a capacidade de carga fora
aumentada de 810 para 1.020 kg (versões básicas), resultando em um
rodar mais duro e desconfortável. |
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Se o S10 estava sendo nacionalizado, por que não também o Blazer? A GM ousou e foi bem-sucedida ao oferecer uma opção aos utilitários esporte importados |
O
primeiro utilitário esporte
Outro segmento que conquistava adeptos entre
os brasileiros era o de utilitários esporte derivados de chassi de
picapes, como o Ford Explorer e o Toyota Hilux SW4. Com o S10 sendo
desenvolvido, nada mais natural para a GM que trazer também o Blazer,
que seria o primeiro utilitário esporte nacional, se não se considerar o
Bonanza. |
Neste esboço do Blazer brasileiro, uma idéia não aprovada: duas portas para acesso à bagagem, com articulação vertical |
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O Blazer acenava
ainda com bom nível de equipamentos, incluindo um console de teto com
bússola digital, porta-óculos e porta-objetos, e amplo compartimento de
bagagem (456 litros). A GM havia estudado a solução de duas portas para
acesso a ele, abrindo-se uma para cada lado, como em furgões de carga,
mas acabou por manter a porta única com abertura para cima. Como no S10,
o estepe ficava na parte traseira, sob o assoalho. |
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