Best Cars Web Site
Carros do Passado

A taxa de compressão básica aumentava, acompanhando aperfeiçoamentos na gasolina (adição de chumbotetraetila), e as rodas diminuíam para 17 pol. Em meio à Depressão, enquanto um Chevrolet custava a partir de 445 dólares, a linha V16 começava em 5.540 dólares! Em conseqüência, a Cadillac preferiu reduzir sua produção a 400 unidades. Ainda era uma previsão otimista: só 126 foram feitos. Isso não impediu o V16 de voltar ao catálogo da marca em 1934, quando era novamente redesenhado.

Raridade sempre combinou com a proposta do V16. O Sport Phaeton de cinco lugares com carroceria Fleetwood 5559, de 1933, era um entre vários modelos exclusivos
A Chicago World´s Fair (Feira Mundial de Chicago) foi o cenário escolhido pela Cadillac naquele ano para mostrar este único modelo Fleetwood 5599, um cupê aerodinâmico precursor dos carros-conceito

Foram anos difíceis. A Cadillac tinha a GM por trás para não falir, mas vendia um quinto do total de 1928. Nicholas Dreystadt, novo dirigente da marca em 1934, buscava contenção de gastos sem afetar a qualidade e o prestígio da divisão. Com a baixa vendagem, o V16 ficou mais próximo dos irmãos de oito e 12 cilindros. Para diferenciá-lo, a grade vinha com forma de caixa de ovos, os novos faróis-torpedo ficavam no capô e só as luzes de direção nos pára-lamas. Continua

Em escala

Se o sucesso de um carro também se mede pelo número de miniaturas feitas dele, o Cadillac V16 foi certamente um êxito. O modelo Cabriolet 1931 em escala 1:43 da italiana Rio podia vir com a capota arriada ou fechada.

Outra especialista em alta fidelidade, a Franklin Mint, oferece o modelo Imperial Sedan 1930 (acima), de entreeixos longo, em preto como o usado por Al Capone.

Em 1:64, a Racing Champions lançou em 1999 um cupê-conversível 1931 muito bem detalhado para o tamanho.

Um belo V16 Sport Phaeton 1932 (acima) é feito pela Anson em 1:18, nas cores bege e marrom ou prata e preto.

Há um sedã 1932 ainda mais detalhado — apesar da escala 1:24 —, a ponto de parecer o original na foto, é o da empresa americana The Danbury Mint (foto a seguir, no topo da coluna ao lado).

Por anos, a francesa Solido usou o célebre Cadillac para criar em 1:43 vans comerciais (acima), com decorações variadas, que nunca existiram de fato. Em 1980 a inglesa Western Models produzia um raro modelo do V16 1933 na mesma escala.

A Signature Models tem o V16 Fleetwood Town Car 1938 (acima), em 1:18, nas cores preta e vermelha. Também de 1938 é o V16 President da Yatming, mas o conversível vem em 1:24.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados