A
Opel participou do novo projeto, o chamado carro J, com a terceira
geração (C) do Ascona, lançada no Salão de Frankfurt em setembro de
1981. Nos Estados Unidos ele resultaria em vários modelos da
corporação, com estilos bem diferentes do alemão: Chevrolet Cavalier,
Pontiac J2000 (depois Sunbird), Oldsmobile Firenza, Buick Skyhawk,
Cadillac Cimarron. Os australianos
teriam o Holden Camira; os ingleses, o segundo Vauxhall Cavalier
(leia adiante); os japoneses, o Isuzu Aska e o Toyota Cavalier. E
no Brasil, como se sabe, ele seria o
Chevrolet Monza a partir de
1982.
Segundo automóvel da marca germânica com motor transversal e tração
dianteira (o primeiro foi o Kadett D, de 1979), o novo Ascona
introduzia o formato hatchback em uma versão de cinco portas, que se
unia aos sedãs de duas e quatro portas — o hatch de três foi criado só
para o Brasil. Apenas no Reino Unido e na Austrália havia uma perua.
Em toda a linha o desenho era moderno e atraente, com frente em cunha,
capô que avançava sobre a grade, laterais "limpas" com um único vinco,
pára-choques envolventes de material plástico. O
coeficiente aerodinâmico (Cx) era
bastante bom: 0,38 no hatch, 0,39 no três-volumes. E o espaço de
bagagem chegava a ótimos 510 litros no sedã.
|