O motor, mais aperfeiçoado e potente, tinha 3.995 cm³, 286 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 39,7 m.kgf. Como os anteriores usava duplo comando, mas era alimentado por três carburadores SU em posição horizontal. A velocidade máxima era de 240 km/h. Seus freios a disco, da marca inglesa Girling, tinham duplo circuito e servo-freio; as tradicionais rodas raiadas traziam pneus 6,70-15. Por dentro  era muito luxuoso, com ar-condicionado, controle elétrico dos vidros e câmbio automático Borg-Warner como opcionais. O manual de série tinha a novidade da quinta marcha. O acabamento era um primor, com tudo de primeira qualidade e painel muito completo.

Além do luxo e do conforto, o DB5 oferecia o desempenho que se espera de um grã-turismo: o motor de 4,0 litros entregava 286 cv e o levava a 240 km/h

Seus concorrentes eram Jaguar E-type, Ferrari 250 GTO e Lusso, AC Cobra, Corvette Sting Ray, Lamborghini 350 GT e Iso Grifo. Em 1964 surgia a versão com motor Vantage, dotado de três carburadores duplos Weber, comando de válvulas especial e potência de 314 cv a 5.750 rpm. O torque máximo passava a 43,8 m.kgf. Chegava a ótimos 248 km/h e de 0 a 100 km/h levava só 6,5 segundos, desempenho dos melhores para seu tempo.

Um DB mais familiar   O próximo modelo da linhagem, o DB6, vinha no final de 1965 no Salão de Londres. Era mais longo em 10 centímetros, tinha um discreto defletor incorporado à forma da traseira, pára-brisa menos inclinado, teto mais alongado e pára-choques bipartidos. Os faróis carenados davam destaque à dianteira e, atrás, os pára-lamas lembravam os do DB4 Zagato (leia boxe abaixo). No catálogo da fábrica era sempre apresentado como um carro de família, para realçar o ganho de espaço interno. Atrás já podia acomodar adultos com mais conforto e trazia como opcionais ar-condicionado e direção assistida. Não adotava mais o conceito de "superleve". Continua

Último da série, o DB6 abandonava a construção "superleve", mas oferecia mais espaço no banco traseiro e uma sutil atualização do estilo
Os especiais
No final de 1958 era lançado o Aston Martin DB4 GT Bertone Jet (abaixo). Baseado na estrutura do DB4, sua carroceria em alumínio era mais esguia. Com linhas muito curvas e aerodinâmicas, tinha ótima visibilidade. Era um carro para dois ocupantes e levava também a assinatura de Giugiaro.

Muito bonito e distinto, as linhas eram bastante modernas para a época. Tinha o mesmo motor do DB4, mas contava com 272 cv a 6.000 rpm. O esportivo de 4,34 metros chegava aos 245 km/h. Exclusivo, foi produzido até 1963.

A parceria com a italiana Zagato começou na década de 1950. E em 1960 surgia uma versão GT especial, com carroceria do famoso estúdio italiano. Denominado DB4 GT Coupé Zagato (acima), era obra de um jovem projetista de 22 anos chamado Encole Spada.

Começava uma parceria que duraria anos. Intimidante, não tinha pára-choques. Mantinha o motor seis-cilindros de 3.670 cm³, com duas velas por cilindro, mas a taxa de compressão era elevada. A potência passava a 314 cv a 6.800 rpm, fazia de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e chegava a 247 km/h. Este motor foi "civilizado" depois para trabalhar na versão Vantage. Raras, são as versões mais valiosas de todas. Nasceu em 1963 e é avaliada em leilões hoje na faixa de 1,25 milhão de euros.

Raríssima é a perua DB5 Shooting Brake (acima), nome que surgiu para as peruas usadas em caças. Conta-se que o próprio David Brown desejava uma, para transportar seu equipamento de caça e seus cães, que tinham o mau hábito de mastigar o revestimento dos bancos quando viajavam dentro do carro... A empresa Harold Radford foi encarregada de produzir a perua. Foram fabricadas apenas 12 unidades desta versão interessante e sofisticada — além daquela destinada ao chefe. Algumas receberam lanternas traseiras de Triumph, outras as originais do Aston.

O cupê DB5 tinha um grande vidro lateral traseiro fixo, sem divisões. Mantinha as características mecânicas e tinha muito charme. Ao abrir a tampa traseira o proprietário tinha muito espaço para levar seus rifles e apetrechos de caça. Muito boa também para os jogadores de golfe e suas grandes sacolas com tacos.

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