Boa novidade era a caixa PowerFlite, uma automática legítima, embora com duas marchas apenas. Sua sucessora, a Torqueflite de três, seria considerada a melhor do gênero por muito tempo. Por outro lado, a direção assistida que se tornava disponível tirava muito da precisão de respostas. Apesar da variedade, a marca sofreu com a briga de mercado entre Chevrolet e Ford, ambas saturando suas concessionárias de carros e levando-as a praticar tentadores descontos. A prática acabou por prejudicar a Plymouth, que ao final daquele ano caía para a quinta posição entre as marcas americanas (atrás também da Buick e da Oldsmobile), uma vergonha para quem havia sido a terceira desde 1931. |
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O Forward Look, ou estilo avançado, estreava no Belvedere 1955 e causava sensação: comprimento 25 cm maior, menor altura, faróis e lanternas que sugeriam movimento, pintura ousada |
Então vinha a grande novidade para 1955: um estilo todo novo, criado
com liberdade por Exner e apropriadamente chamado de Forward Look, ou
visual avançado. Embora o entreeixos crescesse pouco, para 2,92 m, o
comprimento aumentava em importantes 25 cm, deixando o carro longo,
largo e baixo — como exigiam as tendências. Os faróis e lanternas
traseiras tinham molduras que criavam a sensação de movimento e, no
caso da pintura em dois tons, a divisão entre as cores assumia um
formato inusitado nas laterais. No interior, o painel seguia uma
distribuição estranha: para manter a simetria entre os lados esquerdo
e direito, os mostradores de pressão e temperatura ficavam diante do
passageiro! O absurdo seria corrigido logo no ano seguinte. |
Os exageros tomavam conta do desenho do Plymouth em 1957: quatro faróis com um olhar agressivo, grandes aletas na traseira, grade inferior que lembrava dentes; para a publicidade, "de repente, é 1960" |
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O modelo 1956 ganhava grandes aletas nos pára-lamas traseiros, onde eram montadas as lanternas verticais. Mas só no ano seguinte toda a carroceria era reformulada, com uma nova fase do Forward Look que o deixava imponente, quase intimidador. Os quatro faróis em posição alta pareciam olhos em expressão agressiva, enquanto os elementos verticais da grade inferior lembravam dentes. A publicidade sugeria modernidade ao dizer que "de repente, é 1960". O motor V8 aumentava para 300 pol³ (4,9 litros) e vinha em duas versões: uma com carburador de corpo duplo, para 215 cv, outra com corpo quádruplo e 235 cv. O seis-cilindros de 3,8 litros chegava a 132 cv. Continua |
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