A sobriedade tomava conta do desenho do Belvedere para 1963, com formas retas e alongadas e uma grade tradicional. Nada mais havia do arrojo dos anos anteriores. Sob o capô, as grandes cilindradas estavam de volta com toda a força: chegavam três versões com o lendário motor Hemi V8 de 426 pol³ (7,0 litros), dotado de câmaras de combustão hemisféricas. As potências eram de 365, 400 e 415 cv, esta com dois carburadores quádruplos, e nenhum oferecia menos de 63 m.kgf. Os menos exigentes com o pé direito podiam optar pelo seis-cilindros, o 318 e duas versões do 361 cv, com 145 a 330 cv. |
Depois de se tornar um carro médio e de linhas sóbrias, em 1965, o Belvedere ganhava desempenho: o modelo 1967 recebia o motor Hemi de 7,0 litros e 425 cv |
![]() |
Na
linha 1965 chegava um novo Belvedere, de tamanho médio, no qual se
baseariam outros modelos conhecidos: o luxuoso Satellite e os
"musculosos" Road Runner e GTX, este de
preço superior. O estilo ficava ainda mais comportado, com apenas dois
faróis, acompanhados pelos auxiliares nas versões mais esportivas. Foi
em 1967 que ele atingiu seu auge em potência, com o Hemi 426 em versão
de 425 cv e 67,6 m.kgf. Nada menos que sete outras opções constavam do
catálogo, incluindo o novo V8 273 (4,5 litros, 180 cv) e o V8 383 com
escolha entre 270 e 325 cv. |
![]() |
No fim da carreira, em 1970, seu desenho era esportivo, mas a Plymouth não mais oferecia motores maiores que o V8 de 5,9 litros |
Uma versão de acabamento despojado, para alívio de peso, era oferecida a
clientes especiais. A Super Stock perdia calotas, rádio, aquecimento,
carpete e isolamento de ruídos, mas ganhava um tempero especial no motor
Hemi, embora a potência declarada fosse a mesma. Com a chegada do Road
Runner, o GTX para 1968 tornava-se mais luxuoso e ganhava alterações na
grade, capô e lanternas traseiras. Enquanto isso, o V8 361 voltava a ser
o maior motor disponível no Belvedere, um sinal de que o modelo perdia
prestígio na marca. |
|
Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |