Derivado do motor desenhado por Giulio Alfieri para o cupê Merak, o V6 a 90° tinha bloco e cabeçotes de alumínio, duplo comando, três válvulas por cilindro (duas de admissão, uma de escapamento — receita talvez única na época) e carburador Weber 36 de corpo duplo. A cilindrada pequena para os seis cilindros tinha uma razão de ser: obter a maior potência possível dentro do limite de 2.000 cm³, acima do qual a incidência de impostos crescia muito no mercado italiano. Como efeito colateral positivo, o curso de pistões bem reduzido (63 mm) garantia funcionamento suave e insensível às altas rotações. |
Com potência de 182 cv, o Biturbo atingia bons 215 km/h e oferecia um tempero esportivo, com o motor crescendo rápido nas altas rotações |
A
potência atingia 182 cv a 6.000 rpm, e o torque, 28,7 m.kgf a 3.000
rpm, mais que suficientes para dar boas acelerações — o peso contido,
1.100 kg, contribuía — e uma velocidade máxima de 215 km/h. A
suspensão utilizava a mesma receita dos BMWs da época, dianteira
McPherson e traseira independente por braço semi-arrastado, e os
freios das quatro rodas tinham discos sólidos (mais tarde os
dianteiros viriam ventilados). As opções de câmbio automático e
direção assistida apareceriam só três anos depois. |
Também retilíneo, o interior combinava madeira e couro para um ar luxuoso e trazia bons equipamentos, mas de início faltava o famoso relógio oval no centro do painel |
O primeiro quatro-portas da linha — o 420 — chegava em 1982, adicionando classe, mas retirando esportividade do desenho. O motor era o mesmo do cupê, mas receberia anos depois resfriadores de ar (no 420 S), injeção eletrônica (420i) e a combinação dos dois elementos (420 Si). Já em 1983 chegava o 2,5-litros de 200 cv a 5.500 rpm para o cupê e o sedã 425, este com maior distância entre eixos (2,60 metros em vez de 2,51 m). A finalidade desse motor era atender a mercados onde o torque em baixa rotação fala mais alto, como o dos Estados Unidos. A série especial Biturbo S, específica para o mercado italiano, tinha as laterais inferiores em preto, tomadas de ar tipo Naca no capô e suspensão mais firme. Continua |
|
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |