

Em 1969, último ano com a
carroceria inicial, o Camaro tinha algumas mudanças de estilo; em cima,
anúncio de 1968 com a "dupla aerodinâmica", composta por ele e pelo novo
Corvette Sting Ray daquele ano |
Havia ainda a versão RS (Rallye Sport), que adicionava
tampas escamoteáveis com acionamento elétrico para os faróis, luzes de
posição laterais e grade do radiador preta. Era possível combinar os
opcionais dos pacotes SS e RS ao gosto do cliente.
Ainda em 1967 era apresentado o Z/28, verdadeira lenda entre os
entusiastas do Camaro, equipado com um V8 small-block
(bloco-pequeno) de apenas 302 pol³ (4,95 litros) e 290 cv. Era basicamente um 327
com um virabrequim de curso mais curto, proveniente do antigo V8 283 de
4,65 litros. Foi produzido para atender à necessidade de homologar a
versão de pista para competir na categoria Trans Am do SCCA (Sport Car
Club of America), cujo limite de cilindrada era de 5.000 cm³.
O pacote Z/28, oferecido apenas ao cupê, incluía caixa manual Muncie de
quatro marchas, freios a disco dianteiros e traseiros (estes do
Corvette) com servo-freio, caixa de direção de relação rápida, rodas de
15 pol calçadas com pneus de faixa vermelha, sistema de refrigeração
redimensionado, diferencial de relação 3,73:1 e suspensão mais firme.
Ainda havia a opção de sistema especial de admissão e coletores de
escapamento dimensionados. O capô ganhava entradas de ar funcionais e,
na traseira, aparecia um aerofólio do tipo "rabo de pato".
Apesar de fraco em baixas rotações, o motor 302 fornecia ótima potência
em alta e podia ser levado até 7.500 rpm.
Se o desempenho era muito bom, o mesmo não podia ser dito dos freios:
tambores de 240 mm nas quatro rodas eram insuficientes para segurar até
mesmo as versões básicas de seis cilindros. Em 1968, porém, freios a
disco eram instalados na dianteira como equipamento de série. No mesmo
ano-modelo era oferecido o primeiro big-block (bloco-grande) para
o Camaro: o lendário V8 396 de 6,5 litros, com opção entre 325 e 375 cv. Era uma evidente
resposta à Ford, que no ano anterior havia colocado um 390 em oferta
para o Mustang.
Continua
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