Até uma encarnação na Malásia os Mitsubishis Colt e Lancer
tiveram. Trata-se do Proton Saga, modelo de dois volumes e meio
com motor 1,3 de 83 cv, baseado no Lancer e lançado em setembro de
1985 como o primeiro produto desse fabricante malaio — e de toda a
indústria automobilística local. O modelo Wira, lançado em 1993,
também tinha o Colt/Lancer como base, mas já na geração de "olhos
puxados" de 1991. O Saga passava a se chamar Iswara.

Outros nomes para versões
do Colt/Lancer adotados pela marca — em estratégia tão confusa
quanto a da Chrysler ou mais — seriam Persona, Tiara, 200, 400,
Satria, Putra e Pert, este último um clone do Lancer Evolution. |
Um curioso picape, o Arena
(abaixo), foi feito com base no projeto da Mitsubishi, que nunca
dispôs dessa carroceria. Há versão com tampa de caçamba que o
deixa parecido a um hatchback esportivo. No fim dos anos
90, um Satria conversível quase fez as vezes de um Colt sem capota
malaio, mas não chegou a ser produzido.

O Wira foi recentemente
substituído pelo Gen 2, o primeiro carro 100% desenvolvido pela
Proton. Entre outros mercados, hoje a empresa vende seus carros na
Ásia, Austrália e Reino Unido, onde adquiriu nada menos que a
lendária fábrica de esportivos Lotus. Outras aquisições foram o
fabricante de motos MV Agusta, que produz os modelos dessa marca,
da Husqvarna e da Cagiva. A Proton começou produzindo carros de
outras marcas sob licença e atualmente vive a transição para seus
próprios projetos... como já ocorreu com a Mitsubishi. |